terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cidade do Porto - Património Perdido

A " Máquina "
“ A MÁQUINA ”
Locomotiva a vapor sobre carris, que puxava algumas carruagens desde a Rotunda da Boavista até à Rua Roberto Ivens em Matosinhos , neste percurso passava pela Avenida da Boavista , Fonte da Moura , Rua de Correia de Sá , Monte da Ervilha , Cadouços ( actual Largo do Capitão Pinheiro Torres de Meireles ) , Rua do Túnel , Rua de Gondarém . Funcionou desde 1878  até 1914 ,  e  foi o primeiro “ metro de superfície ” do país .

AVENIDA DOS CARREIROS

Avenida dos Carreiros
BAIRRO DO CORPO DA GUARDA
Existiu até meados do século XX , entre a Rua Chã e a Rua do Corpo da Guarda . Foi demolido para dar espaço à Avenida D Afonso Henriques e à Rua Vímara Peres .

CAFÉ “ A BRASILEIRA “ ( 1903 - 2010 )
Fundado pelo " brasileiro " Adriano Teles como estabelecimento de venda de café . Com a publicidade de " o melhor café é o da Brasileira " , espalhada por todo o país conseguiu grande sucesso . Nos anos 40 , foi lugar de encontro aos contrários do regime do " Estado Novo " , entre estes destaque para Virgínia Moura e Carlos Cal Brandão .
Encerrou em 1990 , abriu como restaurante em 2003 , estando actualmente encerrado .

CAFÉ ÁGUIA D 'OURO
Inaugurado em Janeiro de 1839

CAFÉ ASTÓRIA
Inaugurado em 12 de Março de  1932  . Encerrou a 15 de Abril de 1972 .

CAFÉ PALLADIUM ( 1940 - 1974 )
Antigos Armazéns Nascimento . Obra do arquitecto Marques da Silva . Restruturado para café pelo arquitecto Mário de Abreu .
Na altura , anunciado como sendo o maior café do Porto e talvez de Portugal , aqui foi recebido em 1941 o campeão mundial de xadrex, Alexander Alekhine , na sua visita à cidade do Porto . Encerrou em 1974 , para dar lugar ao Pronto - a - vestir das Galerias Palladium . Actualmente aqui funciona uma Megastore da FNAC .
Campo da Rainha

CAMPO DE FUTEBOL DA RAINHA
Mandado construir em 1906 pelo FC Porto . O primeiro jogo aqui realizado foi em Dezembro desse mesmo ano .

CAPELA DA PRAÇA DA BATALHA
Aqui se encontrava a Imagem de Nª Srª da Batalha de Sirgueiros , anteriormente colocada sobre a porta de Cimo de Vila pertencente às Muralhas Fernandinas . Foi sede da Confraria de Nossa Senhora da Batalha de Sirgueiros , Confraria essa que existia desde o século XVI .
A capela foi demolida por ordem da Câmara Municipal do Porto , em 1924 , para que não obstruísse a entrada para o Teatro de S. João .

CAPELA SÃO FRANCISCO DE PAULA
Também conhecida por Capela da Quinta dos Frades ou Capela da Quinta do Gouveia .
Era pertença do antigo hospício dos religiosos da ordem de S. Francisco de Paula .

CAPELA DE S. ROQUE
Situada por baixo do Largo do Souto .
Construída em 1581, na altura em que a peste " grande " assolou Portugal , mas não se propagou à cidade .
Destruída pelo terramoto de 1755 , foi reconstruída a pedido do povo e fundada a 9 de Novembro de 1776 .
Demolida em 1877 , para abertura da Rua Mouzinho da Silveira , apenas restando actualmente um bocado semicircular do seu limite nascente .

CAPELA DE STº ANDRÉ E STº ESTEVÃO
Localizada no Largo dos Poveiros , foi demolida em 1863 .

CAPELA DOS 3 REIS MAGOS
No palacete da Câmara Municipal do Porto , até 1915 , existia uma capela privada demolida aquando da abertura da Avenida dos Aliados .
A pedra da capela foi comprada e deslocada para Pocariça freguesia de Cantanhede .

CASA DOS BANHOS DA FOZ DO DOURO

CENTRO HÍPICO DA FONTE DA MOURA

COMPANHIA UNIÃO FABRIL PORTUENSE
Em 1801 existiam na cidade do Porto sete fábricas de cerveja , em 1890 , essas fábricas fundiram - se numa única empresa , a Companhia União Fabril Portuense , que encerrou em 1977 .

ELEVADOR DOS GUINDAIS
Inaugurado em 3 de Junho de 1891 .
Funcionava desde as 5 horas da manhã até às 11 da noite . Os preços das passagens variavam entre os 30 e os 60 reis .
No dia 5 de Junho de 1893 , o maquinista António Dias de Oliveira , ao comando de um dos veículos , não reduziu a velocidade , e este foi chocar a grande velocidade contra o suporte de aço , o cabo de aço que ligava os dois veículos partiu , o veículo foi embater contra a plataforma da ponte Luís I , desfazendo – se . Na altura do acidente , viajavam 8 passageiros no veículo , e o resultado foram apenas feridos ligeiros .
Encerrado em 1893 .

ERMIDA DE S. PEDRO GONÇALVES TELMO
alto da Arrábida - 1394

ERMIDA DO MONTE DA LUZ
Construção do século XVII . Situada junto ao farol , foi parcialmente destruída durante o cerco do Porto , sendo depois demolida em 1835 .

ERMIDA DOS CARVALHO DO MONTE
Também conhecida por Ermida de Santo Antão " O Magno " do Penedo .
Foi pertença do morgado Manuel Brandão da Silva , cuja residência era anexa .
Substituída pela Capela de Santo António , construída em 1660 no lugar da actual Igreja de Stº António dos Congregados .
Esta capela ficou a servir de capela - mor da actual Igreja .

ESPALDÃO DA ERVILHA OU FORTE DA ERVILHA
Estrutura militar utilizada durante a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) .
Construído pelas tropas de Miguel I , com a missão de aqui instalar a artilharia , para abrir fogo sobre as forças liberais de Pedro IV , que desembarcaram em Pampelido a 8 de Julho de 1832 .
Pelo seu poder de fogo , foi considerado inexpugnável , acabando por ser ocupado a 24 de Janeiro de 1833 , pelas tropas liberais , sob o comando do general Jean-Baptiste Solignac .

ESTÁDIO DAS ANTAS ( 1952 – 2004 )
Construído para substituir o campo da Constituição , o " Estádio do Futebol Clube do Porto " , com  capacidade para 44 mil espectadores , distribuídos por três bancadas – duas superiores e uma lateral . O lado leste do campo não tinha bancada , sendo chamado porta da Maratona . O estádio foi inaugurado em 1952 , em cerimónia que contou com a presença do então presidente da República , Craveiro Lopes . Dez anos após a inauguração , o recinto foi dotado de iluminação eléctrica e, em 1976 , foi construída uma bancada ao longo da lateral leste do campo , acrescida de um segundo anel – a arquibancada – , aumentando a capacidade do estádio para 65 mil lugares . Em 1986 , o rebaixamento do campo permitiu alcançar o máximo de capacidade : 95 mil lugares .
Com a inauguração do estádio do Dragão em Novembro de 2003 , foi  demolido em 2004 .
Nos jogos realizados no estádio das Antas , o FC Porto alcançou 803 vitórias , empatou 119 vezes e foi derrotado em 80 jogos .

ESTÁDIO ENGENHEIRO VIDAL PINHEIRO
Antigo recinto desportivo do Sport Comércio e Salgueiros .
Construído em 1932 com o nome de Campo Augusto Lessa .

ESTÁDIO DO LIMA ( 1924 - 1972 )
Propriedade do Académico Futebol Clube, fundado em 1911 . Em 1937 , tornou- se no primeiro estádio com campo relvado do país . Foi usado pelo Futebol Clube do Porto em várias ocasiões , sendo ainda usado como palco do filme "O Leão da Estrela" em 1947 .
Na época de 1971 - 72 foi utilizado  pelo Boavista Futebol Clube , não mais sendo utlizado . O Académico Futebol Clube perde em tribunal , o estádio, que por ordem da Santa Casa da Misericórdia do Porto é demolido .

ESTÚDIOS DA INVICTA FILM
Em 1917 , foi fundado o primeiro estúdio cinematográfico do país , a " Invicta Filmes " , que funcionou na zona do Carvalhido desde 1918 até 1928 . Produziu filmes como : o romance de Júlio Diniz , " Os Fidalgos da Casa Mourisca " , e  " Amor Fatal ", " Amor de Perdição " de Camilo Castelo Branco .

FÁBRICA DE LOUÇA DE MASSARELOS
Fundada no século XVIII por Manuel Duarte Silva .
Foi comprada por uma sociedade inglesa e funcionou até 1920 . Nesse ano um incêndio destruiu - a por completo e foi desactivada .  Actualmente , ainda são visíveis dois fornos e uma chaminé que foram preservados e estão em vias de serem classificados como património pelo IGESPAR .

FÁBRICA DE PRODUTOS ESTRELA
Fundada em 1948 por Adérito Gomes Parente .
Inicialmente produzia pequenos artefactos como clipes , botões , ferragens , brinquedos de madeira , iniciando nos anos 50 a produção de pequenos electrodomésticos . Foi o primeiro construtor nacional de carroçarias metálicas para autocarros .
Fonte do Bom Sucesso
Encerrou na última década do século XX .

FONTE DO BOM SUCESSO
Construída junto à capela do Bom Sucesso , está actualmente colocada numa quinta em Barcelos que foi pertença da família Rocha Ferreira .

FONTE DO RIBEIRINHO
Também conhecida por fonte dos Ablativos.
Mandada construir , pelo chanceler , conselheiro e vice-presidente da Relação do Porto José Roberto Vidal da Gama , em 1788 , para aproveitamento da água do "ribeirinho" que corria na zona onde se situam actualmente as ruas de Cedofeita e da Boavista .
Ficou concluída em 1790 .

HOSPITAL DOS GAFOS " DE CIMA DE VILA DE MIJAVELHAS "

IGREJA E RECOLHIMENTO DAS ÓRFÃS
Fundada em 1724 pelo padre Manuel de Passos e Castro .

IGREJA S DOMINGOS
Jornal do Futebol Clube do Porto
Demolida em 1835 por ordem de Ferreira Borges , para aqui se poder construir a sede da Associação Comercial do Porto .

JARDIM PASSOS MANUEL ( 1908 - 1938 )
Baseado nos jardins - esplanada parisienses . Durante a Primeira Guerra Mundial aqui se chegou a emitir moeda que era aceite em vários estabelecimentos da cidade do Porto . Demolido em 1938 para aqui se construir o Coliseu do Porto , inaugurado em 1941 .

JORNAL DO FUTEBOL CLUBE DO PÔRTO
Apenas teve uma edição , editada a 10 de Agosto de 1944 .

"JORNAL DO PORTO "
Publicado de segunda a sábado entre 1 de Março de 1859 e 27 de Outubro de 1892 .

MARCA DE TABACO " PORTO "

MERCADO DO ANJO
Localizado no antigo Campo do Olival , no lugar onde existia o Recolhimento de São Miguel – o – Anjo , nacionalizado em 1834 . O mercado do Anjo foi inaugurado em 9 de Julho de 1839 , para comemorar a entrada do exército de D. Pedro no Porto , seis anos antes . Funcionou até 1952 .
Maço de tabaco da marca " Porto "

MERCADO DO PEIXE
Construído em 1874 , para substituir o anterior Mercado da Ribeira .
Localizado no jardim da Cordoaria , onde se situavam os antigos celeiros da cidade .
Demolido em 1958 para no seu lugar se construir o edifício do Palácio de Justiça .

MOSTEIRO DE SÃO BENTO DE AVE-MARIA ( 1518 – 1894 )
Mandado construir em 1518 por D. Manuel I . Estilo manuelino . Conseguia albergar 300 pessoa .
Após a vitória do Liberalismo as ordens religiosas foram extintas , e após a morte da última freira , em 1892 , ficou devoluto .

O "CHARIVARI "
Jornal publicado desde 1886 até 1899 .

PALACETE FERREIRINHA ( 1840 – 1950 )
Situado no largo da Trindade , e por isso também conhecido por palacete da Trindade . Foi pertença de António Bernardo Ferreira , filho de " A Ferreirinha " , D. Antónia Adelaide Ferreira . Aqui foi fundado o Clube Portuense . Demolido em 1950 .

PALACETE DE MONTEIRO MOREIRA ( 1724 – 1916 )
Antigos Paços do Concelho . Construído em 1724 , no topo norte da antiga Praça Nova das Hortas . Comprado à Companhia dos Vinhos do Alto Douro pela Câmara Municipal do Porto em 23 de Março de 1816, pelo preço de 26 contos de reis , ao que se acrescentou ainda as despesas do Frontão com as Armas da Cidade para além de outras despesas em diversas obras , nomeadamente na construção de um frontão com as armas da cidade , e na estátua do guerreiro "O Porto" que encimou o edifício . Na varanda dos Paços do Concelho o liberalismo foi proclamado , a 24 de Agosto de 1820 . O edifício foi demolido em 1916 para abertura da avenida dos Aliados . O seu frontão com as Armas da Cidade encontram - se nos jardins do Palácio de Cristal .

Palácio de Cristal
PALÁCIO DE CRISTAL
Desenhado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones . Construído em granito , ferro e vidro entre 1865 e 1951 , no estilo do Crystal Palace londrino  Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura , e foi inaugurado pelo rei D. Luis .
O seu órgão de tubos era considerado um dos maiores do mundo .

PÁTIO DO PARAÍSO
Situava – se no lugar onde actualmente se encontram o Teatro Rivoli , a Caixa Geral de Depósitos e o Café Garça Real .

PONTE DE SÃO DOMINGOS
Sobre o rio da Vila .

PONTE NOVA
Em pedra , foi construída entre 1551 e 1564 , a substituir uma anterior , em madeira , para atravessar o rio da Vila .

PORTO DE CARREIROS
Usado como alternativa à entrada da barra do Douro , em alturas de má navegação .
Existem ainda dois marcos de granito , na praia do Molhe , que serviam de marcas de “ enfiamento ” para permitir a segurança da chegada dos barcos .

PRAÇA DE TOUROS DA RUA DA ALEGRIA
Construída em madeira , em estilo modejar . Inaugurada a 4 de maio de 1902 , tinha capacidade para 7 mil pessoas .

PRAIA DO RELÓGIO
No lugar onde foi construída a capela de S. Miguel - O - Anjo

PRIMEIRO ALJUBE OU " CARCEL ECCLESIASTICO "

QUINTA DAS FONTAINHAS

QUINTA DE SANTO OVÍDIO
Também conhecida por Casa dos Pamplonas . Em 1886 , Eça de Queirós aqui se casou com Emília de Castro Pamplona , no oratório particular pertencente a esta quinta .  A casa foi demolida em 1896 , na altura da abertura da rua de Álvares Cabral sendo o terreno da quinta dividido em lotes para construção de moradias .

QUINTA DE VILA MEÃ
A Quinta teve foral em 1473 . A quinta é actualmente pertença da Câmara Municipal do Porto , que aqui instalou um bairro de casas pré – fabricadas .

REAL COLISEU PORTUENSE
Situado entre a rotunda da Boavista e o cemitério de Agramonte , no lugar do actual Tabernáculo Baptista .
Inaugurado em 1889 , com capacidade para 8000 espectadores , foi a maior Praça de Touros da Cidade . Demolido em 1898 .

RECOLHIMENTO DAS VELHAS DA CORDOARIA
Já existente em 1488 no Olival .

REDE DE TROLEICARRO
Inaugurada em 1959 . Atingiu cerca de 40 Km de linha e teve a funcionar perto de 100 viaturas . Os seus serviços finalizaram em 1997 .

REMISE DA BOAVISTA
inaugurada em 1874 . A 28 de Fevereiro 1928 , foi destruída por um grande incêndio .
Restaurante " Orfeu "  ( interiores )

RESTAURANTE ORFEU
Da sociedade NUNES , PEREIRA & RAMOS , LDA .
Localizava - se na Rua De Júlio Dinis , nº 928 .Depois de encerrar o estabelecimento foi usado por uma entidade bancária , e actualmente está encerrado .

RUA DA PONTE NOVA
Desde a Rua da Bainharia , passando o Rio da Vila e subindo a caminho da Porta do Olival .

SEGUNDO ALJUBE
Século XVIII , veio substituir o antigo Aljube eclesiástico .
Teve uma secção para recolha de " mulheres vagabundas " e um " asilo de rapazes .

SOLAR DOS DUQUES DE LAFÕES
Construído no século XV , desenhado por João Glama Ströberle . Pertenceu aos Condes de Miranda .
As suas cavalariças foram transformadas em 1762 no Teatro do Corpo da Guarda .Foi demolido em 1948 .

TEATRO CHALET
No lugar da antiga Feira dos Carneiros , situada onde agora funciona a Estação de Metro da Trindade .
A ultima apresentação realizou - se em 2 de Abril de 1899 , com a peça  "  A escravatura na América  " .

TEATRO DO CORPO DA GUARDA
Inaugurado a 15 de Maio de 1762 , localizado no Palácio do Conde de Miranda .
Foi o primeiro teatro lírico do país .
Teve como estreia a ópera de Pergolesi " Il Trascurato " cantada pela tenora italiana Giuntini .
Em 1798 foi substituído pelo Teatro do Príncipe .

TEATRO VASCO DA GAMA
Mandado construir por João Leite da Gama em 1887 .
No século XX serviu de sede ao Ginásio Clube da Foz .
Demolido em 1945 .

TORRE DA MARCA
No lugar onde terá existido um pinheiro que servia para orientação dos barcos que entravam na barra do Douro .
Quando a árvore caiu , D. João III mandou erguer uma torre em pedra que ficou a ser conhecida como Torre da Marca .
Na altura do Cerco do Porto , aqui foi colocada uma bateria Liberal , que foi conjuntamente com a Torre da Marca , atingida e destruída , por balas de canhão do exército Miguelista .

VAGÕES DE CARVÃO DE CABO AÉREO
Vagões suspensos num cabo aéreo , com nove quilómetros de extensão ,que faziam o transporte de carvão da Companhia das Minas de São Pedro da Cova para o Monte Aventino .
As minas foram encerradas em 1970 .

VALE DE DONAS
Entre as Ruas das Fontainhas e do Sol .
Aqui estavam os Antigos Matadouros e a Quinta das Fontainhas .

VELÓDROMO MARIA AMÉLIA ( 1895 – 1932 )
Aquando das Comemorações Henriquinas de 1894 , o rei D. Carlos doou à associação do Velo Club do Porto um terreno nas traseiras do Paço Real , o palácio dos Carrancas ( actual Museu Soares dos Reis ) para construção de um velódromo . D. Carlos foi nomeado presidente honorário do Velo Club e o novo equipamento desportivo tomou o nome da rainha , Maria Amélia . A pista tinha 333 , 33 metros de perímetro , com duas rectas paralelas que se uniam no topo , através de curvas com a respectiva sobrelevação . No interior da pista encontravam -se dois campos de ténis . O acesso era feito por um grande portão , ainda existente , na rua do Pombal ( hoje, de Adolfo Casais Monteiro ) . O velódromo Maria Amélia acolheu muitas corridas , como foi o caso da primeira corrida motorizada realizada em Portugal . No entanto , o ciclismo em pista começou a perder apoiantes nos inícios do século  XX .
O velódromo acabou por encerrar definitivamente em 1932 quando o antigo Paço Real , propriedade pessoal do deposto rei D. Manuel II , passou para a Misericórdia do Porto . O espaço do antigo velódromo está hoje integrado no jardim do Museu Nacional Soares dos Reis , tendo sido requalificado pelo arquitecto Fernando Távora já no início do século XXI , recuperando - se parte da estrutura original da pista .

VIELA DA POLÉ
Ligava a Praça Nova à rua do Almada .
Fechada entre 1917 e 1918 para no seu lugar se erguer a nova delegação do Banco de Portugal .

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Século XXI

2001 - o Porto , em conjunto com Roterdão , foi eleita como Capital Europeia da Cultura .

2002 - é inaugurado o Metro do Porto .

A cidade do Porto foi integrada na organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 , em Portugal .
Marca " Porto . "
Para o evento , foi construído o Estádio do Dragão e ampliado o Estádio do Bessa .

2012 - A cidade é considerada  " o melhor destino turístico europeu " , assim como em 2014 e 2015 .

Setembro de 2014 - É lançada a marca " O Porto Ponto " , pela Câmara Municipal do Porto .

Nº 1 do Jornal " Porto . "
27 de Maio de 2015 - O " Porto Ponto " , é premiado em Londres com um lápis da D&AD Awards ( considerado um dos mais importantes prémios de Design do Mundo ) , e em Istambul, no evento " European Design Awards " , onde a Marca ganhou o ouro na categoria " Branding Implementation " , e o prémio do júri  " Best of the Show " , correspondente ao melhor trabalho de design na Europa , em 2014 .

25 de Setembro de 2015 - É editado o nº 1 do Jornal " Porto . "

História da Cidade do Porto - Século XX

Setembro de 1900 - realiza - se em Paris o I Congresso Espírita e Espiritualista , onde estiveram presentes 80 mil espíritas entre os quais , o advogado Sousa Couto e a médium Marinha Correia , ambos nascidos na cidade do Porto . Após o congresso , o sucesso dos ditos portuenses , foi de tal ordem , que distribuíram autógrafos a Vítor Hugo e Napoleão .

21 de Novembro de 1903 - após terem almoçado no restaurante do Palácio de Cristal , os três aeronautas , Belchior Fernandes da Fonseca , César Marques dos Santos  " o Menino de Ouro "  e José António de Almeida, todos eles cidadãos de Vila Nova de Gaia , entraram para o Balão Lusitano , nos Jardins do Palácio de Cristal .
Às onze horas e cinquenta minutos , o balão Lusitano levanta voo , atravessa o Rio Douro e sobre Vila Nova de Gaia , é apanhado por uma corrente de ar que o transporta na direcção de Espinho e por consequência para o mar , nunca mais sendo visto .

1907 - fundada a Sociedade de Energia Eléctrica do Porto .

1910 - é inaugurada em na Rua de Sto Ildefonso nº 135 a “ Invicta Filmes “ que em 1912 se mudou para o jardim Passos Manuel em 1912 com o nome “ Nunes de Matos & Cia – ( Invicta Film ) “ , e , em 1918 , funda o primeiro estúdio cinematográfico do país , que funcionou na zona do Carvalhido desde 1918 até 1928 .

A " MONARQUIA DO NORTE "

Foi uma manifestação de revolta monárquica que teve lugar na cidade do Porto , em 19 de Janeiro de 1919 , um domingo .
Também conhecida por " Monarquia do Monte Pedral " , ou " Reino da Traulitânia " , pelo facto dos monárquicos nos vinte e cinco dias que durou terem perseguido os republicanos violentamente , ou por " Monarquia do Quarteirão " , por só ter durado 25 dias , de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro .
A 22 de Janeiro , em Lisboa acontece uma tentativa semelhante , mas torna - se um fracasso total , e daí esta revolta ficar também a ser conhecida por " Monarquia do Norte " .
A cidade do Porto ficou governada pela " Junta Governativa do Reino de Portugal " , Chefiada pelo capitão Henrique da Paiva Couceiro .
Paiva Couceiro que era conhecido pelo “ novo D. Nuno Álvares Pereira “ , celebrizou a frase do “ se não for agora , não é nunca “ .
O " Real ( antiga moeda monárquica ) foi restaurado , através de um carimbo nas notas de escudo , a Guarda Nacional Republicana passou a designar - se " Guarda Real ", e a bandeira azul e branca foi erguida .
Praticamente todo o Norte do país se aliou aos revoltosos do Porto , mas a renúncia do Rei D. Miguel em se juntar aos monárquicos na cidade do Porto , e a derrota destes em Lisboa , afectou irreversivelmente a revolta , que acabou a 13 de Fevereiro .
No total, os confrontos militares entre republicanos e monárquicos , provocaram perto de 150 mortos .
Os monárquicos , divididos , após várias visitas ao Rei D. Miguel , na altura exilado em Inglaterra , afastaram - se deste , e só depois da sua morte e do Chamado " Pacto de Dover " , reconheceram D. Duarte Nuno de Bragança , neto do rei D. Miguel I , como o herdeiro do trono .

17 de Maio de 1925 ( Domingo )  – Após um jogo de futebol , entre o Futebol Clube do Porto e o Desportivo da Corunã , o jogador do Futebol Clube do Porto , Velez Carneiro encontra – se com três amigos  , pelas 21 horas  no Café Chave D’ ouro , na esquina da Rua de Sá da Bandeira .
Do Café Paris , situado na Travessa dos Congregados , sai Carmindo Ferreira Duarte , escriturário principal do Minho e Douro , que se dirige a Velez Carneiro e o convida a acompanhá – lo , tendo as duas figuras se deslocado para a Travessa dos Congregados .
Aí , Carmindo Duarte , dispara vários tiros na cabeça e pescoço do jogador do Futebol Clube do Porto , matando – o .

3 de Fevereiro de 1927 - Forças republicanas liberais lideradas pelo general Sousa Dias revoltam - se na cidade do Porto , numa tentativa de derrube da Ditadura Militar que se apoderou do poder no golpe de 28 de maio de 1926 .

6 de Fevereiro de 1927 - Artilharia governamental instalada na rua do Conselheiro Veloso da Cruz , em Vila Nova de Gaia , bombardeiam a cidade do Porto .

8 de Fevereiro de 1927 - As Forças republicanas liberais ficam entrincheiradas na Praça da Batalha, tendo de se render ao general Passos e Sousa .  A revolta termina com a rendição e prisão dos revoltosos . Durante os conflitos registaram - se 80 mortos e 360 feridos .

1938 – É criada a Diocese de Aveiro , e , assim são fixados os limites da diocese do Porto .

15 de Fevereiro de 1941 , 20 horas 30 minutos - Um ciclone atinge a Cidade do Porto , chuva e ventos com 145 km / h atiram centenas de árvores ao chão , incluindo o antigo " Pinheiro Manso " , na zona da Boavista . Cabos de alta tensão também são cortados e , a cidade fica às escuras .

14 de maio de 1958 - O General Humberto Delgado durante a sua candidatura às eleições presidenciais de 8 de Junho do mesmo ano , desloca - se ao Porto .

15 de Maio de 1958 , Humberto Delgado discursa na varanda do Café Luso perante 200 mil portuenses : " Sinto-me deslumbrado ! Esta gente do Porto , insubmissa à tirania , acaba de me mostrar a luminosa estrada da Liberdade . O meu coração ficará no Porto , já que no Porto nasceu , como noutros momentos históricos , o indomável espírito de luta que só terminará com o triunfo da liberdade em Portugal . " .

10 de novembro de 1963 – Temporal de vento e chuva , cai um ramo da  chamada “ árvore da forca ” . As ondas levaram o que restava do vapor liberiano “ Silver Valley ”, naufragado em 15 de março no cabedelo, junto à Foz do Douro.

1969 - É fundada a Comissão Democrática do Porto para disputar as eleições legislativas desse ano , em oposição ao Estado Novo .

26 de Novembro de 1973 – Às 22 h 02, durante o discurso de Marcelo Caetano , bombas destroem a secção de arquivo no Quarte l -General da Região Militar do Porto na Praça da República .

1974 - Naufrágio junto à praia do Molhe , do navio grego Amethyst .

26 de Abril 1974 - Uma multidão concentra- se na Rua do Heroísmo em frente à Sede da PIDE , para exigir a libertação de presos políticos .


29 de Janeiro de 1975 - o superpetroleiro dinamarquês " Jacob Maersk " , embate numa pedra submersa ou num casco de um vapor ali afundado há muito tempo , e , encalha à entrada do porto de Leixões . O motor do navio incendeia - se e uma enorme explosão ouve - se na cidade . O navio parte - se em três , as labaredas atingem os 100 metros de altura , a nuvem de fumo torna - se visível em Viana do Castelo e Aveiro . Carregado com 88 mil toneladas de petróleo , o incêndio perdura por vários dias . Na cidade o ar torna-se quase irrespirável , e os moradores da zona sofrem problemas respiratórios . 15 mil toneladas de crude chegam à costa , e as praias são poluídas num raio de 50 km .  Deste acidente resultaram sete feridos , um morto e cinco desaparecidos .  A parte da proa do navio fica presa nos rochedos do Castelo do Queijo , onde permaneceu durante 20 anos .

27 de Novembro de 1975  – Um OVNI é observado perto da praça da Liberdade .

13 de Janeiro de 1976 - Francisco Sá Carneiro ( futuro primeiro ministro de Portugal ) em comício discursa na Praça Humberto Delgado para milhares de portuenses .

1 de Maio de 1982 - Nas comemorações desta data , após extrema violência na sequência de confrontos entre as duas principais unidades sindicais , a UGT e a SGTP , Mário Emílio Pereira Gonçalves é atingido mortalmente por uma bala perdida , disparada pela Polícia de Intervenção .

27 de Maio de 1987 - O Futebol Clube do Porto conquista o seu primeiro troféu internacional de futebol , no Estádio do Prater , em Viena a Taça dos Campeões Europeus de Futebol , frente ao Bayern de Munique , por 2 x 1 .

12 de Dezembro de 1987 – na Praça Mousinho de Albuquerque , o prédio que faz esquina com a Avenida de França , onde funcionava uma das mais requintadas confeitarias da cidade ( Confeitaria Chaimite ) ruiu . deste acidente resultou uma pessoa morta .

13 de Dezembro de 1987 – O Futebol Clube do Porto vence em Tóquio , a Taça Intercontinental de clubes de futebol , em jogo disputado contra a equipa do Penãrol . O resultado final foi de 2 – 1 , e os golos portistas foram apontados por Fernando Gomes ( o Bibota de ouro ) e Rabat Madjer .

1991 - a Câmara do Porto apresentou a candidatura do Centro Histórico da cidade à UNESCO para classificação como Património Cultural da Humanidade .

4 de Dezembro de 1996 - A UNESCO toma a decisão em Mérida ( México ) , de considerar o Porto como " CIDADE PATRIMONIO MUNDIAL ” .

domingo, 29 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Século XIX

AS INVASÕES FRANCESAS - A GUERRA PENINSULAR

1807 - Portugal é invadido pelas tropas francesas que o fazem mais duas vezes em anos seguintes . A corte portuguesa parte para o Brasil e a capital é transferida para o Rio de Janeiro até 1821 .

1808 - Pela noite , o Senado reúne - se na Câmara para deliberar que no dia seguinte a bandeira seria levantada e D. João Proclamado rei .
A revolta não acontece , devido a um acto traidor do Brigadeiro Luís Oliveira Costa , governador das Armas , embora no Castelo da Foz , aconteçam salvas de artilharia e vivas ao rei pelo sargento - mor Raimundo J. Pinheiro , seu governador .

10 de Setembro de 1808 - É criado o Corpo de Cavalaria da Polícia do Porto .

18 de Março de 1809 - a artilharia de Mariz Sarmento , com 4oo homens , militares e civis , instala - se no Quartel de Santo Ovídio .
Um grupo de oficiais reúne - se à noite na Câmara e é organizado um governo provisório .

19 de Março de 1809 - A Junta Provisória do Governo Supremo , liderada pelo bispo , sai à rua com a bandeira real , aclamando D. João . O brigadeiro Luís Oliveira Costa foge , porém é morto pelo povo
Desastre da Ponte das Barcas

O marechal Soult acampa em São Mamede de Infesta .
Na defesa da cidade , 24 000 homens dos quais apenas 4 366 pertenciam à tropa de linha , são comandados pelo Bispo Frei António Castro .
Nas trincheiras são colocados , de Campanhã até ao Castelo do Queijo , 200 canhões .

27 e 28 de Março - Soult tenta negociar a rendição , um dos seus emissários , o general Foy , é preso e quase morto .

29 de Março - Os Franceses conquistam a Prelada , Aguardente e Monte Pedral , perante a carga dos franceses , o povo foge na direcção da Ribeira , tenta atravessar o rio pela ponte das Barcas , mas esta cede e milhares de portuenses morrem afogados . A cidade é saqueada .
Monumento à vitória
na Guerra Peninsular
Este acontecimento ficou registado como " O desastre da Ponte das Barcas " e é recordado , através de um memorial , colocado onde o desastre aconteceu , projectado por Souto Moura .

12 de Maio de 1809 - As tropas de Wellington atravessam o Rio douro e entram na cidade conduzidos pelo cidadão portuense João Ribeiro Viana . As tropas do marechal Soult são batidas , e, retiram para Espanha .

13 de Maio de 1813 - O escudo das armas do Município é alterado por Carta Régia .

22 de Janeiro de 1818 - na cidade do Porto , é criado o "Sinédrio " ( associação de liberais portuenses liderados por Manuel Fernandes Tomás ) , com a intenção de expulsar os ingleses e fazer retornar D. João VI a Portugal .

24 de Agosto de 1820 - Na ausência do marechal Beresford , que para se avistar com D. João VI havia viajado para o Brasil . acontece uma revolução na cidade do Porto , organizada pelo grupo " Sinédrio " , onde se implanta o Liberalismo .
Este movimento consegue a adesão de Lisboa, onde é instaurada a " Junta Provisional do Conselho do Reino ", e Beresford e o regime absolutista são depostos.


O CERCO DO PORTO
Julho de 1832 / Agosto de 1833

Em 1826 , D. Pedro IV , outorga a Carta Constitucional , os miguelistas lançam o país na guerra civil

Em 1828 , D. Miguel chega ao poder e o Porto revolta – se .

9 de Abril de 1829 - 1.ª sessão do julgamento de 26 réus , por traição ao governo Miguelista .

7 de Maio de 1829 - 10 condenados à morte , saem da Cadeia da Relação em direcção à Praça Nova , aí , onde duas forcas tinham sido montada , são executados , sendo um dos carrascos João Branco .
Os cadáveres foram enterrados no adro dos enforcados , actual Rua da Liberdade , e, as suas cabeças expostas nos patíbulos .

Obelisco da Praia de Pampelido
Lugar de desembarque de D. Pedro IV
16 de Junho de 1829 - saem da Cadeia da Relação os 4 condenados a açoites , nus até à cinta ; nas ruas são açoitados com pregão .

9 de Outubro de 1829 - mais dois condenados são torturados na Praça .

18 h 00 de 8 de Julho de 1832 -Desembarca no Mindelo , na Praia de Pampelido ( também chamada de Praia dos Ladrões , devido aos antigos ataques vikings ) , D. Pedro e o exército libertador composto de 4500 portugueses e 3 000 mercenários estrangeiros .

9 de Julho - D. Pedro entra na cidade do Porto , e  manda fortificar a cidade .

10 de Julho de 1832 - As tropas Miguelistas cercam a cidade , na tentativa de obrigar o Porto a render-se pela fome .
Defendida por um corpo de 8 000 homens do exército liberal, a cidade foi cercada por cerca de 80.000 soldados.
A defesa da cidade , consistiu num sistema de fortificações :
as " linhas " – parapeitos , trincheiras e fossos , guarnecidos por estacadas , foram inicialmente colocadas desde a Quinta da China até ao Bicalho , passando pelo Padrão de Campanhã , Lomba , Bonfim , Póvoa de Cima , Aguardente , Monte Pedral , Carvalhido e Bom Sucesso . Posteriormente foram ampliadas do Carvalhido por Francos , Van Zeller e Pasteleira até à Senhora da Luz .
Fora das linhas foram construídas batarias e fortes :
O Forte da Ervilha ( já utilizado em 1809 como Linha de Defesa contra os franceses ) , o forte do Monte do Crasto e o forte de Serralves .
O almirante liberal inglês George Rose Sartorius manda os seus barcos entrar na barra do Rio Douro e ripostar ao fogo Miguelista . A divisão do tenente - coronel João Schwalbach atravessa o rio e ocupa a Serra do Pilar , em Gaia . Os Miguelistas retiram até Oliveira de Azeméis .

18 de Julho - primeiro ataque dos Miguelistas , contudo sem êxito .

23 de Julho - o combate de Penafiel , onde os liberais dizimam as forças miguelistas e regressam ao Porto .

24 de Julho - Os liberais atacam Valongo , mas junto à Ponte de Ferreira caem numa emboscada e recuam até Rio Tinto .

27 de Julho - Combate ao sul de Grijó . As tropas miguelistas iniciam o cerco à cidade .

8 de Setembro - os realistas atacam a Serra do Pilar , que é defendida pelos voluntários conhecidos por " os polacos " .

9 de Setembro - os miguelistas começam o bombardeamento à cidade do Porto .

16 de Setembro - os liberais sob o comando do coronel Pacheco atacam os miguelistas instalados no Covelo , e , ficam com o domínio do Morro das Antas .
A Quinta da Boa - Vista e a sua capela são incendiadas e destruídas .

29 de Setembro - os miguelistas entram na cidade por Campanhã e conseguem avançar até à Rua do Prado , que pela maneira como foi defendida passou a chamar- se de Rua do Heroísmo .

13 e 14 de Outubro - D. Miguel desloca - se para o Porto acompanhado de um canhão baptizado com o nome de " mata-malhados " , mas as suas forças são repelidas na Serra do Pilar .

1 de Novembro - D. Miguel estabelece o seu quartel-general em Braga .

11 de Novembro - os miguelistas bombardeiam a cidade até ao princípio da noite de dia 12 , aniversário de D. Pedro .

17 de Novembro de 1832 - combates no lugar da Cruz das Regateiras .

1 de Janeiro de 1833 - o general Solignac desembarca na cidade . As suas tropas infectadas pela pesta " cholera morbus " propagam
uma epidemia desta aos habitantes da cidade .

8 de Janeiro de 1833 - baterias liberais instalam - se no Cabedelo .

A peste , a fome e a guerra dizimam os habitantes da cidade .

28 de Janeiro de 1833 - o general Saldanha chega ao Porto .

Março de 1833 - D. Pedro manda levantar uma trincheira no Monte das Antas .

4 de Abril - O escudo de Armas da cidade é alterado por Carta Régia .

9 de Abril - as tropas liberais atacam e conquistam o Covelo .

5 de Julho - violentos combates nas Antas e em frente à Quinta da China . O exército miguelista sofre numerosas baixas .

25 de Julho - Ataque das tropas miguelistas , ao qual o general Saldanha , apenas com 20 lanceiros comandou uma carga que o veio a tornar famoso . Este episódio ficou famoso pelo facto de D. Miguel , a seguir o combate do alto do Monte de S. Gens , ter atirado o óculo que empunhava ao chão , irritado com a derrota .

9 de Agosto - D. Miguel e o seu Estado - Maior retiram para Sul .

18 de Agosto - vitória de Saldanha que obriga os miguelistas a levantar o cerco a norte e a leste da cidade . Porém antes de retirar os miguelistas incendeiam os armazéns de vinhos do Porto em Gaia , 17374 pipas de vinho e 533 pipas de aguardente são destruídas . O prejuízo foi avaliado em mais de 2500 contos de réis .

20 de Agosto - é declarada a vitória dos liberais . Esta vitória é conseguida , muito por força do apoio que a cidade do Porto lhe prestou . Aqui combateram pelos liberais Almeida Garrett e Alexandre Herculano. entre outros .
Em Lisboa , na noite da vitória , D. pedro IV , foi vaiado no teatro de S. Carlos . Estando doente , e com o desgosto , retira - se para o palácio de Queluz a 24 de Setembro de 1834 , onde faleceu a 24 de Outubro de 1834 .
Antes de falecer , pede a sua esposa que o Porto fosse o túmulo do seu coração , que assim foi colocado na Igreja da Lapa .

“ … Eu me felicito a mim mesmo por me ver no teatro da minha glória , no meio dos meus amigos Portuenses , daquelles a quem devo , pelos auxílios que me prestaram durante o memorável sítio , o nome que adquiri , e que , honrado , deixarei em herança aos meus filhos . Porto , 27 de Julho de 1834 . Ass . )
D. Pedro Duque de Bragança . ”

O seu coração chega ao Porto a 5 de Fevereiro de 1835 , na cidade , durante o cortejo fúnebre pelas ruas do porto todos choravam a morte do " Pai " , pois o povo portuense o amava como tal , de tal maneira que o poeta Guillherme Braga declamou o seguinte verso ao Rei D. Luís no teatro d. João :

“ Pai lhe chamava este povo / Que a mais que a pai lhe queria! /
Benévolo o herói sorria / dum tal nome á distância/ e memorando
esse título . / Ao bater à hora suprema / deixou à filha – o diadema / e
aos seus filhos – o coração . ”

O “ Cerco do Porto “ foi apelidado por Almeida Garrett , como o período durante o qual “ o Portugal velho acaba e o novo começa ” .


1834 - abolição da legislação restritiva do comércio do Vinho do Porto . Fundação da Associação Comercial do Porto .

1835 - Primeiro banco portuense , o Banco Comercial do Porto .
É fundada a Real Associação Portuense dos Artistas de Pintura , Escultura e Arquitectura ou Amigos das Artes , a primeira em Portugal .

1836 – Lordelo , Foz e Campanhã são anexadas ao Porto . É criado o Conservatório de Artes e Ofícios

14 de Janeiro de 1837 - O escudo das armas do Município é alterado por Carta Régia , que também dá o titulo de Ducado ao Porto .

1837 - Paranhos é  integrada no Porto .

14 de Novembro de 1839 - Nasce na cidade do Porto , na Rua do Reguinho , Joaquim Guilherme Gomes Coelho ( escritor de transição entre o romantismo e o realismo que usou o pseudónimo de Júlio Dinis ) .

A REVOLTA DA PATULEIA

12 de Julho de 1837 -  dá- se a " Revolta dos Marechais " . Conflito entre Cartistas e Setembristas , liderado pelos marechais Saldanha e Terceira , que tinha como objectivo a restauração da Carta Constitucional e o derrube do governo .

1841 - Criação da freguesia do Bonfim .

Após o decreto de 28 de Setembro de 1844 que proibia os enterros nas igrejas e impunha o depósito dos restos mortais dos falecidos em cemitérios construídos em campo aberto , acontece a chamada " Revolução da Maria da Fonte " .

5 e 6 de Outubro de 1846 - em conivência com a Rainha Dª Amélia , Costa Cabral anula a data das eleições , marcadas para 9 de Outubro , ao que se chamou de " Emboscada " .
Na cidade do Porto , a revolta é enérgica . O duque da Terceira , encarregue pela rainha de parar a revolta , é preso e expulso da cidade , e é instituída a Junta Governativa do Porto , que teve como presidente Francisco Xavier da Silva Pereira , 1.º conde das Antas .
Esta Junta jura obediência à Rainha , mas a sua política foi sempre antagónica a esta .

4 de Novembro de 1846 - as forças da Junta do Porto ocupam Santarém .

22 de Dezembro - o brigadeiro José Lúcio Travassos Valdez , o 1.º conde do Bonfim é derrotado pelo marechal Saldanha , numa batalha onde o general Mouzinho de Albuquerque morre .

10 de Janeiro - o marechal Saldanha e a Junta do Porto selam um acordo de paz .
D. Maria II , pede a intervenção da Espanha , da França e da Grã – Bretanha , ao abrigo da Quádrupla Aliança , para acabar com a revolução .

25 de Maio uma esquadra inglesa bloqueia o Douro e aprisiona no alto - mar os navios que transportavam a divisão patuleia rumo à Península de Setúbal comandada pelo conde das Antas .

1 de Junho a Junta do Porto declara aceitar o armistício devido à intervenção estrangeira .
Uma divisão espanhola entra no Porto a 3 de Junho e ocupa a cidade , e forças inglesas ocupam o Forte de São João da Foz .

A Revolta da Patuleia é finalizada na Convenção de Gramido , assinada a 29 de Junho de 1847 , na Casa Branca no lugar de Gramido , em Valbom , Gondomar .


Naufrágio do Vapor Duque do Porto
Azulejos da Estação de Socorro a Náufragos
1 de Maio de 1851 - após várias perseguições aos vencidos , nova revolta acontece , liderada por Fontes Pereira de Melo , é a " Regeneração " , que põe termo ao governo de Costa Cabral .

29 de Março de 1852 - O vapor " Duque do Porto " embate contra a " pedra da Forcada " e naufraga nas águas do Douro .
Dos 37 passageiros e 29 tripulantes que se encontravam a bordo , apenas três sobreviveram .

29 de Abril , um mês depois da catástrofe , a rainha D. Maria II visitou a cidade do Porto , acompanhada por D. Fernando e pelos príncipes D. Pedro e D. Luís , com o intuito de apresentar condolências à cidade .

1854 - Fundado o jornal diário “ O Comércio do Porto ” .

1855 - é inaugurada a iluminação pública .

1856 - a Febre Amarela chega ao Porto , causando a morte a grande número de população .

1860 - Grande cheia do Rio Douro .

1865 - inauguração do Palácio de Cristal pelo Rei D. Luís I , com a Exposição Internacional do Porto .

1 de Janeiro de 1868 - A REVOLTA DA JANEIRINHA
Na cidade do Porto acontece uma grande manifestação que põe termo ao poder da " Regeneração " .

1868 - É fundado o jornal diário “ O Primeiro de Janeiro ” .

23 de Julho de 1868 - o Jornal " Comércio do Porto " , menciona que durante as obras de quebramento dos rochedos da barra do Douro , se encontrou uma estátua de granito junto à Cruz de Ferro , na Foz do Douro .

1869 - É criado o título de visconde de Cedofeita .

1 de novembro de 1869 – Sobre o trabalho da Companhia do Gás, o jornal “Comércio do Porto” noticia que o inspetor da iluminação conta 1394 lampiões na cidade, 94 na Foz e em Lordelo.

18 de novembro de 1870 – 1.º n.º do jornal diário “O Progresso do Porto”, que terminaria em 21 de março de 1871.

1872 - é inaugurado o transporte de tracção animal sobre carris , conhecido por " o americano " .

1875 -  na estação de Campanhã, são inauguradas as ligações ferroviárias até Nine ( linha do Minho ) e até Penafiel ( linha do Douro ) assim como a ligação Boavista - Póvoa de Varzim .
Desabamento de terras dos Guindais
Desenho " ao vivo " de Soares dos Reis

6 de Maio de 1878 -  a Cidade do Porto é confirmada como Capital distrital , pelo código administrativo , só abrangendo porém , 18 concelhos e 378 freguesias .
Em Novembro de 1878 o Porto torna- se na cidade que elege o primeiro deputado republicano do país , Rodrigues de Freitas .

13 de Setembro de 1881 - o Papa Leão XIII , pela " Bula Gravissima Christi Ecclesiam regendi et gubernandi munus " traça os limites da Diocese a norte .

27 de Janeiro de 1879 - a escarpa dos Guindais desabou . ( Guindais : o nome tem origem em " Galinda " , que significa " Terra de Galindo " . Os galindos foram povos germânicos que se deslocaram para a Península Ibérica na altura das ocupações dos godos . ) .
Todas as habitações do lugar foram desfeitas no desabamento , logo de seguida um incêndio deflagrou . Uma embarcação foi desfeita pelo impacto de um penedo que rolou pela encosta .
A Ponte D. Maria II e a Ponte Luís I foram abaladas pela onda de choque da derrocada .

1881 - Criação dos Albergues Nocturnos .

27 de Julho de 1884 - Lançada a primeira pedra para a construção do Porto de Matosinhos .

1887 -  começa o abastecimento de água ao domicílio .

1888 - Fundado o jornal “ Jornal de Notícias ” .

17 de Outubro de 1890 - Grande manifestação estudantil , percorre as ruas com vivas ao Exército e morras à Monarquia e à Inglaterra .
A Guarda Municipal avança , e, actos de grande violência acontecem na Cordoaria e na Praça Nova .

A REVOLTA DE 31 DE JANEIRO DE 1891
31 de janeiro de 1891 - acontece uma revolta na cidade do Porto , contra a monarquia .
Os revoltosos , que cantavam " A Portuguesa " , tomaram os Paços do Concelho e hastearam uma bandeira vermelha e verde .
A revolta foi controlada , os intervenientes julgados e " A Portuguesa " proibida .

1892 - Planta Topográfica da cidade levantada por Telles Ferreira .

28 de Setembro  de 1893 - o Futebol Clube do Porto é fundado por António Nicolau de Almeida .

COMEMORAÇÕES HENRIQUINAS DE 1894
Celebração dos 500 anos do nascimento do Infante D. Henrique
Programa das festas :

1 de Março
Chegada da família real , D. Carlos e Dª Amélia , à Cidade do Porto .
Discurso da conferência Inaugural escrito por Joaquim Pedro Aires de Oliveira Martins :
"  ...se um Henrique foi o fundador desta nação , outro Henrique vem , três séculos depois , abrir - lhe as portas da imortalidade " .

2 de Março
Exposição Insular e Colonial no Palácio de Cristal inaugurada pelo Rei D. Carlos
Banquete dos Municípios
Cortejo Cívico
Cortejo Fluvial

4 de Março
Inauguração do monumento ao Infante

Hino do Centenário do Infante :
Poesia de Henrique Lopes de Mendonça , música de Alfredo Keil

Salvé ! tu , Lavrador do infinito
Que rasgando Oceanos profundos
Da ciência c' o germen bendito
Levantaste a seara dos mundos

Bendiz tua memória
A Pátria ocidental
E solta a voz da História
Hosanna triunfal
Glória ! Glória ! a Portugal .

1895 - Integração no concelho das freguesias de Aldoar , Nevogilde e Ramalde . É inaugurada a Estrada da Circunvalação . A cidade do Porto torna- se na primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a possuir uma linha de carros eléctricos . O Porto de Leixões é aberto à navegação.

17 de novembro de 1895 – Último n.º publicado do jornal humorístico “O Vergalho”, do Porto, de Abílio de Brito, tendo começado a publicação em 17 de agosto do mesmo ano.

12 Novembro de 1896 - Exibição no Teatro do Príncipe Real do Porto , do filme " A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança " , do realizador portuense Aurélio Paz dos Reis , réplica do primeiro filme da história do cinema .

Por esta ser a primeira exibição de filmes em Portugal , a cidade do Porto fica com o título de “ berço do Cinema Português " .

1899 - a cidade é assolada pela peste bubónica .

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Século XVIII

Cidade do Porto - 1715
1710 - Cedofeita é integrada na área da cidade .

1720 - É criada no Porto , uma feira franca de fazendas e animais

28 de Dezembro de 1727 – Cheia no Rio Douro , que chega à Porta da Igreja de S. Pedro de Miragaia .
Para além dos prejuízos materiais , mais de 100 pessoas morrem afogadas .

1748 - A Academia Cirúrgica Protótipo Lusitânica - Portuense é aprovada por D. João V .

1749 - A Academia Médico - Portopolitana é aprovada por D. João V

A REVOLTA DOS TABERNEIROS

23 de Fevereiro de 1757 - os Taberneiros da Cidade juntaram - se para um protesto para que fosse revogada a lei de privilégios da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro , criada pelo Marquês de Pombal , e que a forma anteriormente praticada de comércio de vinho a retalho fosse restaurada .
Os  " revoltosos " deslocaram - se pela cidade gritando as , palavras de  " Viva El-Rei ! Viva o Povo ! Morra a Companhia ! " .
Na altura aconteceram factos de alguma violência , que se voltaram a repetir no 28 de Fevereiro ( 5 dias mais tarde ) .
O Marquês de pombal enviou um Tribunal Especial à cidade do porto , e dos 462 suspeitos , 26 ( 21 homens e 5 mulheres ) , foram julgados e condenados à morte .
Oito dos condenados conseguiram fugir e uma mulher grávida foi poupada , os restantes 17 culpados foram enforcados e decapitados dia 14 de Outubro de 1757 , na Praça da Cordoaria , e as cabeças e corpos esquartejados foram expostos e espalhados pela cidade .
Na altura , a cidade do Porto foi alvo de várias coimas , entre as quais se destaca a " extinção da Casa dos 24 " .

1761 - é publicada a " Gazeta Literária ", o primeiro jornal português de literatura .

1762 - é criado o 2º Regimento de Infantaria do Porto , que fica instalado nos celeiros da Cordoaria .

1763 - é fundada a Junta de Obras Públicas , presidida por João de Almada .
O desenvolvimento urbanístico da cidade centraliza - se neste departamento , que funcionou até 1804 .
22 de Fevereiro de 1785 – Cheia do Rio Douro , que destruiu inúmeros navios portugueses e estrangeiros que estavam aqui ancorados .

1790 - Abertura da Barra da Foz , obras de desenvolvimento no cais do Castelo .

História da Cidade do Porto - Século XVII

9 de Maio de 1614 ( Sexta-feira ) - Um desconhecido , arromba a Porta da Sé Catedral , e rouba um vaso de prata com 50 Hóstias Consagradas .

1628 - Criação do Regimento dos Pilotos da Barra .

1628 / 29 - O MOTIM DAS MAÇAROCAS
O conde-duque de Olivares ( primeiro - ministro de Filipe IV ) lançou um novo imposto sobre o linho fiado.
As fiandeiras do Porto apedrejaram Francisco de Lucena , que viera à cidade com a intenção de cobrar esse imposto .

1651 - o vinho do Porto é exportado pela primeira vez para Inglaterra . O responsável pela exportação de 56 pipas de vinho é o inglês Richart Perez .

MOTIM DO PAPEL SELADO
Foi ordenado que todos documentos judiciais tinham que ser lavrados em papel selado , e que a nova lei começaria a ser cumprida no Porto , a partir de 4 de Maio de 1661 .
Nesse dia de pela manhã o povo , juntamente com os representantes da Casa dos 24 à frente , dirigiu - se à Casa da Câmara e pediu aos vereadores que  interferissem de maneira a não sobrecarregar o povo com mais um imposto . Porém , na Câmara o pedido não foi atendido , e foi pretendido que os procuradores do Povo assinassem um compromisso a acatar a régia lei . Ao recusarem , aos procuradores foi dada ordem de prisão .
O povo apercebeu - se do que se estava a passar , e começou a gritar : " viva El-Rei " ,  " morram os traidores " ,  " abaixo o papel selado " ;  arrombaram a porta à machadada e libertaram os procuradores .
O protesto continuou , mas desta vez de forma violenta . O clero consegue acalmar a multidão .
Porém na noite seguinte é o próprio clero a amotinar - se, só sendo acalmado pela intervenção do Procurador .
Foram mobilizados 4000 soldados de infantaria e 500 de cavalaria para acalmar o motim

História da Cidade do Porto - Século XVI

Foral de D. Manuel
1504 - D. Manuel institui a Procissão do Anjo , que finalizava no Oratório da Porta do Olival .

1513 – D. Manuel revoga a lei que permitia ter porcos na cidade , passando estes a pagar 500 Réis de multa caso os animais fossem encontrados na rua . Anteriormente , D João I , em 1416 , tinha dado esse privilégio aos moradores da cidade .

20 de Junho de 1517 - Foral dado à cidade por D. Manuel .

1518 - Reorganização da Casa dos Vinte e Quatro .

11 de Fevereiro de 1543 - A Inquisição que funcionou no Porto por apenas dois anos , realiza neste dia , no largo 1º de Dezembro , o único auto – de - fé realizado na cidade .

1555 - o mercador Bento Fernandes publica o Tratado de Arte de Aritmética , primeiro da especialidade no País .

1570 – por ordem de D. Sebastião , são entregues aos moradores da cidade armas e a obrigação destes se exercitarem na lide destas , todos os Domingos e Dias Santos .

Largo 1º de Dezembro - Lugar onde a Inquisição
realizou  o único auto – de - fé , na cidade .
1576 - É criada na cidade do Porto uma " Feira Franca " .

27 de Setembro de 1580 – A cidade é tomada , com pouca resistência por Filipe II de Castela .

Em 1586, Filipe II tomou a decisão de atacar a Inglaterra com uma gigantesca Armada para invadir a Inglaterra e destronar a Rainha Isabel .
Para este monarca , qs navios portugueses seriam os mais poderosos , e assim confiscou , dois dos melhores navios da “ Confraria das Almas de Massarelos ”, os bergantins “ Senhora da Conceição ” e “ Esmeralda ” .
Quando os marinheiros de Massarelos tiveram conhecimento desta notícia , deslocaram - se ao chamado " Cais das Pedras " e ali demonstraram a sua revolta , criando desacatos e queimando a bandeira espanhola , no sentido de que os navios não fossem entregues ao rei .

Entre 1580 - 1585 nasce no Porto Uriel da Costa , o mais famoso judeu fugido de Portugal .

1583 - o Porto dividiu a sua única paróquia , a da Sé , em quatro : Sé , São Nicolau , Nossa Senhora da Vitória e São João Baptista de Belmonte .

A REVOLTA DOS INSURRECTOS
8 de Agosto de 1588 -  dá - se a batalha de Gravelines , que termina com a derrota da Chamada " Armada Invencível Espanhola ".
Em Massarelos quando se soube da notícia festejou - se com alegria .
O rei espanhol voltou a Massarelos , e, baptizou o Cais como " Cais dos Insurretos " , em alusão aos revoltosos daqui .
O povo mais uma vez ficou feliz com a decisão do monarca .

MOTIM DOS PORTOS SECOS
Filipe II para subir ao trono fez promessas como foi a abolição de mais de sessenta postos aduaneiros , onde desde 1559 , era cobrado um imposto de 10% sobre importações e exportações realizadas entre os reinos de Portugal e de Espanha .
1590  - devido a dificuldades financeiras , Filipe II recua na medida tomada e a 6 de Outubro comunica essa decisão à cidade de Lisboa , que aceita a decisão .
A 12 de Outubro a decisão é comunicada ao Porto , que respondem ao rei com veemente protesto .
Violentos distúrbios ocorrem na cidade entre 4 e 8 de Julho de 1592 .
23 de Agosto de 1592 - Filipe II envia uma carta à cidade a comunicar que teve conhecimento destes desacatos .


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Século XV

Em 1406 o rei D. João I e o bispo do Porto D. Gil Alma , chegam a um acordo , no qual o senhorio da cidade passa do bispo para a coroa , conquistando assim a cidade a sua autonomia administrativa .

1410 - D. João I concede o primeiro Regimento da Alfândega .

1415 - construíam-se nas margens do Douro naus e galés , cuja razão era secreta . Nos estaleiros os boatos sobre a razão destas construções eram variados , até o Infante D. Henrique aparecer de repente , e não ficando satisfeito com o andamento dos trabalhos , confidenciou a Mestre Vaz , encarregado da construção . a verdadeira razão destas construções , a Conquista de Ceuta .
Mestre Vaz , assegurou ao Infante uma maior produtividade no trabalho , e a certeza de que a cidade faria o mesmo que 30 anos antes , aquando da guerra com Castela , e que lhes teria valido o nome de " Tripeiros " .
O Infante , comovido , respondeu que a alcunha de " Tripeiros " , era uma Honra para o povo do Porto .
Do Porto saíram sete galés e vinte naus para a conquista de Ceuta .
1415 - As primeiras moedas de 10 réis existentes em Portugal são cunhadas no Porto .

10 de Setembro de 1417 – O sino relógio da cidade que estava colocado na porta do Olival , por ordem de D. João I foi colocado na torre da Sé .
A Câmara , o bispo e o cabido ficaram obrigados a pagarem , uma parte das despesas .
O bispo e o cabido , não concordaram em pagar , e , assim o fizeram , período no qual o sino – relógio não foi tocado .

21 de Junho de 1449 - os regedores da cidade mandam construir um cais na " Fonte d' Ourina " , cuja obra ficou ao cargo de Estaço Lourenço . A pedra utilizada para a construção desse cais foi retirada das portas e postigos das muralhas da cidade e do mosteiro de Santa Clara .

1466 - os homens bons do Porto dizem a D. Afonso V : “A cidade não são os muros nem as casas, mas a gente” .

14 de Janeiro de 1486 – Surge o primeiro caso de peste na Rua do Olival , que é mandada entaipar pela Câmara Municipal do Porto , e que por esse motivo se passou a chamar de Rua das Taipas .
Placa em memória dos Judeus
Vítimas do Decreto de 1496
No entanto a peste alargou – se a outras zonas , e para o efeito foram construídos dois hospitais , um na Torre de Pedro Sem e o outro na Vila Nova ( Gaia ) , no lugar onde se situa o Senhor do Além , na altura chamado de S. Nicolaínho , os contaminados que iam para este hospital , atravessavam o Rio Douro na barca de Pêro Vaz , que recebia salário camarário para o efeito .

20 de Agosto de 1488 - Data do documento mais antigo conhecido das “ Velhas da Cordoaria “ .

5 de Dezembro de 1496 foi assinado pelo Rei D. Manuel I , o Édito de Expulsão dos Judeus de Portugal (  para que permanecessem no país , teriam de se converter ao Cristianismo ) .
Alguns converteram - se tornando - se cristãos – novos , outros , abandonaram a cidade e o reino . Foi o fim da Judiaria Nova do Morro do Olival .
A Judiaria do Olival passou a chamar- se de Vitória , possivelmente devido à vitória do cristianismo sobre o judaísmo .

1499 - Fundação da Misericórdia do Porto .
Trasladação, das relíquias de S. Pantaleão de Miragaia para a Sé , por ordem do bispo D. Diogo de Sousa .

História da Cidade do Porto - O Porto Medieval

1195 - na divisão de propriedades entre D. Martinho Rodrigues e os seus cónegos , ficou para estes o " regeengo de Canpanhaan et Luenda " .

1208 - 1210 - Revolta é desencadeada pelos burgueses da cidade . O povo invade o paço episcopal e prende o bispo que , só cinco meses depois , se consegue evadir .

13 de Maio de 1210 - Conflitos entre D. Sancho I e o Bispo do Porto Martinho Rodrigues .
D. Martinho Rodrigues recusa -se a assistir ao casamento de D. Afonso II , com D. Urraca , e não recebe nem acompanha os noivos , quando estes passaram pelo Porto .
D. Sancho I ordenou a prisão do Bispo .
Pela bula " Graves oppressiones " , o Papa , Inocêncio III , encarregou D. Martinho , Bispo de Samora , o mestre Florêncio , arcediago da mesma Sé , e o abade de Moreruela , de condenarem os carcereiros do bispo à excomunhão . O processo foi concluído a 12 de Novembro de 1211 , e os seguintes " cidadãos portucalenses " foram declarados infames e excomungados : João Alvo ; Mendo Guilherme , seu irmão ; Vicente Mendes , genro de João Alvo ; Afonso Gondom das Eiras ; Tirou Martins Pires e Vicente , genros de Pedro Feio ( Petri Fedi) ; Pedro Soares , filho de Soeiro Monis ; João Vai - vai ; Fernando Monis ; Gonçalo Godinho ; Pedro Mouro e Pirro das Eiras .
Também excomungados foram : Paio Martins , Mendo Bicas , Soeiro Guilherme , João Ferreiro do Monte , João Surdo , Reinaldo Agulheiro e Miguel Meigenga .
Nesta altura , aparecem burgueses ( Alexandre Herculano no " Grande Livro da Linhagem Popular " , menciona " João Alvo " e " Feudo - tirou " ) em defesa do rei .

Durante a  Idade Média o Porto foi local de disputas entre bispos e cónegos , clero contra frades franciscanos , bispos contra reis , burgueses contra bispos , burgueses contra fidalgos .
Esta última disputa fez com que , por franquia de D. Dinis , qualquer fidalgo que quisesse vir ao Porto só pudesse permanecer na cidade um máximo de três dias , e os seus habitantes pudessem recusar guarida sem encargos aos nobres e fidalgos .
Neste tempo , porém , alguns fidalgos tentaram quebrar este privilégio , como Rui Pereira , castelão da Feira , cuja pousada é incendiada , alguns criados mortos e tem de fugir , pois também seria morto pela fúria popular , ou D. Afonso , duque de Bragança , que no tempo de D. Afonso V , tentou apoderar - se do Burgo , tal como o Conde de Barcelos , o Arcebispo de Braga ou a Condessa de Marialva .

1226 - conflitos na corte , o bispo faz queixa do rei ao papa .


1238 - No Morro do Olival , na margem direita do rio da Vila instalam - se os mosteiros de São Francisco e de São Domingos , o que origina conflitos entre o rei e o bispo , senhor do burgo , principalmente pela posse das terras entre o Rio da Vila ( formado por um manancial de águas vindo da Praça do Marquês , que passava pelo que é agora a Avenida dos Aliados e outro vindo da zona da Fontinha , que passava pela actual Rua de Sá da Bandeira , juntando - se onde é agora a Praça de Almeida Garrett , seguindo depois pelas ruas de Mouzinho da Silveira e de São João , até desaguar no Rio Douro junto à Praça da Ribeira . A parte próxima da Ribeira foi coberta em 1763 com a construção da Rua de São João , e em 1875 o Rio da Villa fica completamente " encanado " no subsolo da Rua de Mouzinho da Silveira . " Na doação de portus Cale pela rainha D. Teresa , ao Bispo D. Hugo aparece designado como Canallem maiorum " )  e o rio Frio em Miragaia .

1240 - acordo entre o bispo do Porto , D. Pedro Salvadores e o rei D. Sancho II .

1243 - casamento de D. Sancho II com Mécia Lopes de Haro . Os bispos portugueses queixam - se ao papa de desordem .

1244 – Afonso , conde de Boulogne denuncia a consanguinidade de seu irmão Sancho II com Mécia Lopes de Haro .

1245 - o papa ordena a separação de Sancho II com Mécia e declara sancho II " BONUS REX " ou " REX INUTILIS " por bula pontífice .

1246 - Guerra civil entre os apoiantes de D. Sancho e de D. Afonso Conde de Bolonha .
24 de Julho - a Bula " Grandi non immerito " retira Sancho II do governo e Afonso é aclamado Regente do reino .

1253 - D Afonso III ordena o tabelamento de direitos sobre as mercadorias transaccionadas na cidade .
12 de Setembro de 1253 – É concedida a " Bula Provisionis nostrus " ao bispo do Porto D. Julião Fernandes , onde são traçados os limites da diocese ao sul .


O mais antigo documento do arquivo camarário conhecido é de 1286 .
É uma carta do Rei D. Dinis ao procurador do concelho do Porto , com a cópia do foral dado pelo bispo D. Hugo ao burgo em 1123 .

1293 - criação da Bolsa do Porto , que se torna assim numa das primeiras cidades da Europa dotadas dessa instituição financeira .

Antiga Alfândega - Actual Casa do Infante
1325 - D. Afonso IV manda iniciar a construção da Alfândega , actual Casa do Infante e Arquivo Histórico .

1331 - D. Vasco Martins e a Câmara do Porto fazem um acordo , no qual a zona da agora Cordoaria , propriedade do Bispo , passa para posse do senado .

1336 - O exército Castelhano tenta cercar a cidade do Porto mas é derrotado pelas tropas da cidade comandadas pelo bispo D. Vasco .

1339 - o privilégio concedido à cidade por D. Dinis , é igualmente concedido por D. Afonso IV que , inclusive , proibiu também a compra de casas na cidade pelos nobres .

1341 - Os burgueses atacam o Paço Episcopal , dois criados do Bispo D. Vasco Martins , são mortos . O Bispo tem de fugir .  A cidade fica interdita .

1343 - É o novo Bispo , D. Pedro Afonso , que sem existirem actos de violência registados , foge durante a noite . Porém , D. Afonso IV e o povo são excomungados .

1350 - Surge a Casa da Moeda do Porto ( actual Casa do Infante ) e é concluída a construção da nova cerca defensiva .
É edificada junto à Sé a Torre dos Paços do Concelho .

Em 1352 , D. Afonso IV envia Afonso Martins Alho , mercador do Porto , acompanhado de Gomes de Limpas , para negociar o que seria o primeiro tratado comercial anglo – luso .
Na altura o soberano inglês concedeu um salvo - conduto para os mercadores e navios portugueses em todos os portos britânicos .
Mais tarde Afonso Martins Alho regressa a Londres e a 20 de Outubro de 1353 celebra nesta cidade o tratado do comércio , válido por 50 anos

1355 - o infante D. Pedro e o rei D. Afonso IV , por causa do assassínio da sua amada Inês de Castro , iniciam uma guerra travada no Porto . A população , fiel ao rei , resiste ao ataque de D. Pedro .
Para evitar novos ataques , D. Afonso IV manda construir uma muralha nova , mas esta só é finalizada em 1370 , no reinado de D. Fernando e por esse facto se passaram a chamar de Muralhas Fernandinas .

1 de Setembro de 1369 - Henrique II de Castela , em desaguisados com D. Fernando , após conquistar a cidade de Braga , foi cercar Guimarães .
D. Fernando pede à cidade do Porto , uma ponte construída com barcas para que ele e as suas tropas pudessem atravessar o rio Douro num dia , para ir combater Henrique II , o que logo foi executado pelos moradores do Porto , que construíram uma ponte onde passaram seis homens a cavalo , lado a lado .

1372 - Casamento do rei D. Fernando com D. Leonor Teles na Igreja de Leça do Balio .

1373 - Fundação da bolsa de mercadores na Cidade .

1383 - 1385 -  " O INTERREGNO " , época assim chamada por não existir rei no poder as gentes do Porto sempre defenderam D. João I .
Durante este período , Lisboa sofreu o chamado " segundo cerco " , imposto pelas forças de Castela em 1384 que durou 4 meses e 27 dias .
O cerco de Lisboa teve início a 29 de Maio de 1384 e foi levantado a 3 de Setembro de 1384 .
Em Maio de 1384 , com a cidade ameaçada de cerco pela armada do arcebispo de Santiago , os habitantes do Porto , decidem batalhar fora da cidade com os castelhanos , obrigando - os a retirar .
Com Lisboa cercada , uma frota portuguesa sai do Porto , composta por 17 naus e 17 galés . Esta frota enfrenta a 18 de Julho , a frota castelhana , composta por 61 naus , 16 galés , 1 galeota e várias carracas . Os portugueses sofrem pesadas baixas ( três Naus ) , conseguem no entanto , furar o bloqueio e descarregar no porto de Lisboa os alimentos enviados pelos portuenses , que apenas tinham ficado para si com as tripas .
O Mestre de Avis é nomeado Defensor do Reino , o povo aclama - o, Álvaro da Veiga recusa empunhar a bandeira da cidade e é morto , sendo substituído por Afonso Anes Pateiro .
A 15 de Abril, D. João I desloca - se ao Porto onde é recebido entusiasticamente pelos habitantes da cidade do Porto .

Nas Inquirições deste ano são referido os lugares de " Val da Agua " , o " viso da Regada " , o " Pee de Mua " e o " Monte de Cativos " .
Pelo apoio prestado ao Mestre de Avis , ao termo do Porto é acrescido , Melres , Gaia , Azurara , Pindelo .
A peste negra invade a cidade .

1386 - D. João I manda criar a Judiaria do Morro do Olival ( com a intenção de proteger os " seus judeus " de ataques do Reino de Castela ) , entre as atuais Rua de Belomonte , a Rua das Taipas , a Cordoaria e a Rua dos Caldeireiros .

2 de Fevereiro de 1386 - realiza-se o casamento do Rei de Portugal , D. João I , com 29 anos e a filha do Duque , D. Filipa de Lencastre , com 28 anos .
Os Noivos foram recebidos por D. João III , 37 º Bispo do Porto , depois de obtida a dispensa de votos do Papa Urbano 6 º , porque o rei era professor na ordem militar de S. Bento de Aviz , e seu grão - mestre .
A Ínclita Geração
D. João I entra no Porto pela Porta Nova em Miragaia , montado num cavalo branco , vestido de rica tela , e a rainha D. Filipa de Lencastre vinda directamente de Inglaterra pela Porta do Olival , num cavalo da mesma cor , esplendidamente vestida , ambos com coroas de ouro , esmaltadas de pedras preciosas. .
D. Lourenço , arcebispo de Braga , levou o cavalo de D. Filipa pela rédea .
Ambos são recebidos triunfalmente .
O casamento real realiza - se na Sé Catedral do Porto .
No banquete estiveram presentes nobres , clérigos e cavaleiros , portugueses e ingleses .
Foi mestre de sala , o condestável , D. Nuno Alvares Pereira .
As festividades incluíram banquetes , bailes , torneios e justas durante 15 dias .
Os reis ficaram a residir no Porto , foram mandados construir vários edifícios e abertas as ruas de S. João e a Rua Nova de S. Nicolau , depois chamada de rua dos Ingleses .
Desta união nascem D. Duarte ( herdeiro do trono ) e os infantes D. Pedro , D. Henrique , D. João e D. Fernando .  Camões chamar – lhes - á a Ínclita Geração ( ilustre geração) .

O Infante D. Henrique
7 de Julho de 1386 - D. João I faz doação do julgado de Bouças , à cidade do Porto , retirando  o da
posse de Fernando Afonso d`Aborim , a quem o rei D. Fernando o havia dado ,  no entanto , depois , dá o mesmo ao condestável D. Nuno Alvares Pereira , a cidade opôs - se , e o condestável cedeu - lhe o senhorio .

1387 - As Cortes reúnem - se no Porto .

1390 - Embarcam no Porto , para a Grã - Bretanha , os famosos doze Cavaleiros Beirões , para combater em Londres contra a desafronta da honra das damas inglesas ( apelidadas de feias ) , por outros tantos cavaleiros ingleses .

4 de Março de 1394 - nasce na cidade do Porto , o Infante D. Henrique .

8 de Março de 1394 - O Infante D. Henrique é baptizado na Catedral da Sé .