terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cidade do Porto - Património Perdido

A " Máquina "
“ A MÁQUINA ”
Locomotiva a vapor sobre carris, que puxava algumas carruagens desde a Rotunda da Boavista até à Rua Roberto Ivens em Matosinhos , neste percurso passava pela Avenida da Boavista , Fonte da Moura , Rua de Correia de Sá , Monte da Ervilha , Cadouços ( actual Largo do Capitão Pinheiro Torres de Meireles ) , Rua do Túnel , Rua de Gondarém . Funcionou desde 1878  até 1914 ,  e  foi o primeiro “ metro de superfície ” do país .

AVENIDA DOS CARREIROS

Avenida dos Carreiros
BAIRRO DO CORPO DA GUARDA
Existiu até meados do século XX , entre a Rua Chã e a Rua do Corpo da Guarda . Foi demolido para dar espaço à Avenida D Afonso Henriques e à Rua Vímara Peres .

CAFÉ “ A BRASILEIRA “ ( 1903 - 2010 )
Fundado pelo " brasileiro " Adriano Teles como estabelecimento de venda de café . Com a publicidade de " o melhor café é o da Brasileira " , espalhada por todo o país conseguiu grande sucesso . Nos anos 40 , foi lugar de encontro aos contrários do regime do " Estado Novo " , entre estes destaque para Virgínia Moura e Carlos Cal Brandão .
Encerrou em 1990 , abriu como restaurante em 2003 , estando actualmente encerrado .

CAFÉ ÁGUIA D 'OURO
Inaugurado em Janeiro de 1839

CAFÉ ASTÓRIA
Inaugurado em 12 de Março de  1932  . Encerrou a 15 de Abril de 1972 .

CAFÉ PALLADIUM ( 1940 - 1974 )
Antigos Armazéns Nascimento . Obra do arquitecto Marques da Silva . Restruturado para café pelo arquitecto Mário de Abreu .
Na altura , anunciado como sendo o maior café do Porto e talvez de Portugal , aqui foi recebido em 1941 o campeão mundial de xadrex, Alexander Alekhine , na sua visita à cidade do Porto . Encerrou em 1974 , para dar lugar ao Pronto - a - vestir das Galerias Palladium . Actualmente aqui funciona uma Megastore da FNAC .
Campo da Rainha

CAMPO DE FUTEBOL DA RAINHA
Mandado construir em 1906 pelo FC Porto . O primeiro jogo aqui realizado foi em Dezembro desse mesmo ano .

CAPELA DA PRAÇA DA BATALHA
Aqui se encontrava a Imagem de Nª Srª da Batalha de Sirgueiros , anteriormente colocada sobre a porta de Cimo de Vila pertencente às Muralhas Fernandinas . Foi sede da Confraria de Nossa Senhora da Batalha de Sirgueiros , Confraria essa que existia desde o século XVI .
A capela foi demolida por ordem da Câmara Municipal do Porto , em 1924 , para que não obstruísse a entrada para o Teatro de S. João .

CAPELA SÃO FRANCISCO DE PAULA
Também conhecida por Capela da Quinta dos Frades ou Capela da Quinta do Gouveia .
Era pertença do antigo hospício dos religiosos da ordem de S. Francisco de Paula .

CAPELA DE S. ROQUE
Situada por baixo do Largo do Souto .
Construída em 1581, na altura em que a peste " grande " assolou Portugal , mas não se propagou à cidade .
Destruída pelo terramoto de 1755 , foi reconstruída a pedido do povo e fundada a 9 de Novembro de 1776 .
Demolida em 1877 , para abertura da Rua Mouzinho da Silveira , apenas restando actualmente um bocado semicircular do seu limite nascente .

CAPELA DE STº ANDRÉ E STº ESTEVÃO
Localizada no Largo dos Poveiros , foi demolida em 1863 .

CAPELA DOS 3 REIS MAGOS
No palacete da Câmara Municipal do Porto , até 1915 , existia uma capela privada demolida aquando da abertura da Avenida dos Aliados .
A pedra da capela foi comprada e deslocada para Pocariça freguesia de Cantanhede .

CASA DOS BANHOS DA FOZ DO DOURO

CENTRO HÍPICO DA FONTE DA MOURA

COMPANHIA UNIÃO FABRIL PORTUENSE
Em 1801 existiam na cidade do Porto sete fábricas de cerveja , em 1890 , essas fábricas fundiram - se numa única empresa , a Companhia União Fabril Portuense , que encerrou em 1977 .

ELEVADOR DOS GUINDAIS
Inaugurado em 3 de Junho de 1891 .
Funcionava desde as 5 horas da manhã até às 11 da noite . Os preços das passagens variavam entre os 30 e os 60 reis .
No dia 5 de Junho de 1893 , o maquinista António Dias de Oliveira , ao comando de um dos veículos , não reduziu a velocidade , e este foi chocar a grande velocidade contra o suporte de aço , o cabo de aço que ligava os dois veículos partiu , o veículo foi embater contra a plataforma da ponte Luís I , desfazendo – se . Na altura do acidente , viajavam 8 passageiros no veículo , e o resultado foram apenas feridos ligeiros .
Encerrado em 1893 .

ERMIDA DE S. PEDRO GONÇALVES TELMO
alto da Arrábida - 1394

ERMIDA DO MONTE DA LUZ
Construção do século XVII . Situada junto ao farol , foi parcialmente destruída durante o cerco do Porto , sendo depois demolida em 1835 .

ERMIDA DOS CARVALHO DO MONTE
Também conhecida por Ermida de Santo Antão " O Magno " do Penedo .
Foi pertença do morgado Manuel Brandão da Silva , cuja residência era anexa .
Substituída pela Capela de Santo António , construída em 1660 no lugar da actual Igreja de Stº António dos Congregados .
Esta capela ficou a servir de capela - mor da actual Igreja .

ESPALDÃO DA ERVILHA OU FORTE DA ERVILHA
Estrutura militar utilizada durante a Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) .
Construído pelas tropas de Miguel I , com a missão de aqui instalar a artilharia , para abrir fogo sobre as forças liberais de Pedro IV , que desembarcaram em Pampelido a 8 de Julho de 1832 .
Pelo seu poder de fogo , foi considerado inexpugnável , acabando por ser ocupado a 24 de Janeiro de 1833 , pelas tropas liberais , sob o comando do general Jean-Baptiste Solignac .

ESTÁDIO DAS ANTAS ( 1952 – 2004 )
Construído para substituir o campo da Constituição , o " Estádio do Futebol Clube do Porto " , com  capacidade para 44 mil espectadores , distribuídos por três bancadas – duas superiores e uma lateral . O lado leste do campo não tinha bancada , sendo chamado porta da Maratona . O estádio foi inaugurado em 1952 , em cerimónia que contou com a presença do então presidente da República , Craveiro Lopes . Dez anos após a inauguração , o recinto foi dotado de iluminação eléctrica e, em 1976 , foi construída uma bancada ao longo da lateral leste do campo , acrescida de um segundo anel – a arquibancada – , aumentando a capacidade do estádio para 65 mil lugares . Em 1986 , o rebaixamento do campo permitiu alcançar o máximo de capacidade : 95 mil lugares .
Com a inauguração do estádio do Dragão em Novembro de 2003 , foi  demolido em 2004 .
Nos jogos realizados no estádio das Antas , o FC Porto alcançou 803 vitórias , empatou 119 vezes e foi derrotado em 80 jogos .

ESTÁDIO ENGENHEIRO VIDAL PINHEIRO
Antigo recinto desportivo do Sport Comércio e Salgueiros .
Construído em 1932 com o nome de Campo Augusto Lessa .

ESTÁDIO DO LIMA ( 1924 - 1972 )
Propriedade do Académico Futebol Clube, fundado em 1911 . Em 1937 , tornou- se no primeiro estádio com campo relvado do país . Foi usado pelo Futebol Clube do Porto em várias ocasiões , sendo ainda usado como palco do filme "O Leão da Estrela" em 1947 .
Na época de 1971 - 72 foi utilizado  pelo Boavista Futebol Clube , não mais sendo utlizado . O Académico Futebol Clube perde em tribunal , o estádio, que por ordem da Santa Casa da Misericórdia do Porto é demolido .

ESTÚDIOS DA INVICTA FILM
Em 1917 , foi fundado o primeiro estúdio cinematográfico do país , a " Invicta Filmes " , que funcionou na zona do Carvalhido desde 1918 até 1928 . Produziu filmes como : o romance de Júlio Diniz , " Os Fidalgos da Casa Mourisca " , e  " Amor Fatal ", " Amor de Perdição " de Camilo Castelo Branco .

FÁBRICA DE LOUÇA DE MASSARELOS
Fundada no século XVIII por Manuel Duarte Silva .
Foi comprada por uma sociedade inglesa e funcionou até 1920 . Nesse ano um incêndio destruiu - a por completo e foi desactivada .  Actualmente , ainda são visíveis dois fornos e uma chaminé que foram preservados e estão em vias de serem classificados como património pelo IGESPAR .

FÁBRICA DE PRODUTOS ESTRELA
Fundada em 1948 por Adérito Gomes Parente .
Inicialmente produzia pequenos artefactos como clipes , botões , ferragens , brinquedos de madeira , iniciando nos anos 50 a produção de pequenos electrodomésticos . Foi o primeiro construtor nacional de carroçarias metálicas para autocarros .
Fonte do Bom Sucesso
Encerrou na última década do século XX .

FONTE DO BOM SUCESSO
Construída junto à capela do Bom Sucesso , está actualmente colocada numa quinta em Barcelos que foi pertença da família Rocha Ferreira .

FONTE DO RIBEIRINHO
Também conhecida por fonte dos Ablativos.
Mandada construir , pelo chanceler , conselheiro e vice-presidente da Relação do Porto José Roberto Vidal da Gama , em 1788 , para aproveitamento da água do "ribeirinho" que corria na zona onde se situam actualmente as ruas de Cedofeita e da Boavista .
Ficou concluída em 1790 .

HOSPITAL DOS GAFOS " DE CIMA DE VILA DE MIJAVELHAS "

IGREJA E RECOLHIMENTO DAS ÓRFÃS
Fundada em 1724 pelo padre Manuel de Passos e Castro .

IGREJA S DOMINGOS
Jornal do Futebol Clube do Porto
Demolida em 1835 por ordem de Ferreira Borges , para aqui se poder construir a sede da Associação Comercial do Porto .

JARDIM PASSOS MANUEL ( 1908 - 1938 )
Baseado nos jardins - esplanada parisienses . Durante a Primeira Guerra Mundial aqui se chegou a emitir moeda que era aceite em vários estabelecimentos da cidade do Porto . Demolido em 1938 para aqui se construir o Coliseu do Porto , inaugurado em 1941 .

JORNAL DO FUTEBOL CLUBE DO PÔRTO
Apenas teve uma edição , editada a 10 de Agosto de 1944 .

"JORNAL DO PORTO "
Publicado de segunda a sábado entre 1 de Março de 1859 e 27 de Outubro de 1892 .

MARCA DE TABACO " PORTO "

MERCADO DO ANJO
Localizado no antigo Campo do Olival , no lugar onde existia o Recolhimento de São Miguel – o – Anjo , nacionalizado em 1834 . O mercado do Anjo foi inaugurado em 9 de Julho de 1839 , para comemorar a entrada do exército de D. Pedro no Porto , seis anos antes . Funcionou até 1952 .
Maço de tabaco da marca " Porto "

MERCADO DO PEIXE
Construído em 1874 , para substituir o anterior Mercado da Ribeira .
Localizado no jardim da Cordoaria , onde se situavam os antigos celeiros da cidade .
Demolido em 1958 para no seu lugar se construir o edifício do Palácio de Justiça .

MOSTEIRO DE SÃO BENTO DE AVE-MARIA ( 1518 – 1894 )
Mandado construir em 1518 por D. Manuel I . Estilo manuelino . Conseguia albergar 300 pessoa .
Após a vitória do Liberalismo as ordens religiosas foram extintas , e após a morte da última freira , em 1892 , ficou devoluto .

O "CHARIVARI "
Jornal publicado desde 1886 até 1899 .

PALACETE FERREIRINHA ( 1840 – 1950 )
Situado no largo da Trindade , e por isso também conhecido por palacete da Trindade . Foi pertença de António Bernardo Ferreira , filho de " A Ferreirinha " , D. Antónia Adelaide Ferreira . Aqui foi fundado o Clube Portuense . Demolido em 1950 .

PALACETE DE MONTEIRO MOREIRA ( 1724 – 1916 )
Antigos Paços do Concelho . Construído em 1724 , no topo norte da antiga Praça Nova das Hortas . Comprado à Companhia dos Vinhos do Alto Douro pela Câmara Municipal do Porto em 23 de Março de 1816, pelo preço de 26 contos de reis , ao que se acrescentou ainda as despesas do Frontão com as Armas da Cidade para além de outras despesas em diversas obras , nomeadamente na construção de um frontão com as armas da cidade , e na estátua do guerreiro "O Porto" que encimou o edifício . Na varanda dos Paços do Concelho o liberalismo foi proclamado , a 24 de Agosto de 1820 . O edifício foi demolido em 1916 para abertura da avenida dos Aliados . O seu frontão com as Armas da Cidade encontram - se nos jardins do Palácio de Cristal .

Palácio de Cristal
PALÁCIO DE CRISTAL
Desenhado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones . Construído em granito , ferro e vidro entre 1865 e 1951 , no estilo do Crystal Palace londrino  Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura , e foi inaugurado pelo rei D. Luis .
O seu órgão de tubos era considerado um dos maiores do mundo .

PÁTIO DO PARAÍSO
Situava – se no lugar onde actualmente se encontram o Teatro Rivoli , a Caixa Geral de Depósitos e o Café Garça Real .

PONTE DE SÃO DOMINGOS
Sobre o rio da Vila .

PONTE NOVA
Em pedra , foi construída entre 1551 e 1564 , a substituir uma anterior , em madeira , para atravessar o rio da Vila .

PORTO DE CARREIROS
Usado como alternativa à entrada da barra do Douro , em alturas de má navegação .
Existem ainda dois marcos de granito , na praia do Molhe , que serviam de marcas de “ enfiamento ” para permitir a segurança da chegada dos barcos .

PRAÇA DE TOUROS DA RUA DA ALEGRIA
Construída em madeira , em estilo modejar . Inaugurada a 4 de maio de 1902 , tinha capacidade para 7 mil pessoas .

PRAIA DO RELÓGIO
No lugar onde foi construída a capela de S. Miguel - O - Anjo

PRIMEIRO ALJUBE OU " CARCEL ECCLESIASTICO "

QUINTA DAS FONTAINHAS

QUINTA DE SANTO OVÍDIO
Também conhecida por Casa dos Pamplonas . Em 1886 , Eça de Queirós aqui se casou com Emília de Castro Pamplona , no oratório particular pertencente a esta quinta .  A casa foi demolida em 1896 , na altura da abertura da rua de Álvares Cabral sendo o terreno da quinta dividido em lotes para construção de moradias .

QUINTA DE VILA MEÃ
A Quinta teve foral em 1473 . A quinta é actualmente pertença da Câmara Municipal do Porto , que aqui instalou um bairro de casas pré – fabricadas .

REAL COLISEU PORTUENSE
Situado entre a rotunda da Boavista e o cemitério de Agramonte , no lugar do actual Tabernáculo Baptista .
Inaugurado em 1889 , com capacidade para 8000 espectadores , foi a maior Praça de Touros da Cidade . Demolido em 1898 .

RECOLHIMENTO DAS VELHAS DA CORDOARIA
Já existente em 1488 no Olival .

REDE DE TROLEICARRO
Inaugurada em 1959 . Atingiu cerca de 40 Km de linha e teve a funcionar perto de 100 viaturas . Os seus serviços finalizaram em 1997 .

REMISE DA BOAVISTA
inaugurada em 1874 . A 28 de Fevereiro 1928 , foi destruída por um grande incêndio .
Restaurante " Orfeu "  ( interiores )

RESTAURANTE ORFEU
Da sociedade NUNES , PEREIRA & RAMOS , LDA .
Localizava - se na Rua De Júlio Dinis , nº 928 .Depois de encerrar o estabelecimento foi usado por uma entidade bancária , e actualmente está encerrado .

RUA DA PONTE NOVA
Desde a Rua da Bainharia , passando o Rio da Vila e subindo a caminho da Porta do Olival .

SEGUNDO ALJUBE
Século XVIII , veio substituir o antigo Aljube eclesiástico .
Teve uma secção para recolha de " mulheres vagabundas " e um " asilo de rapazes .

SOLAR DOS DUQUES DE LAFÕES
Construído no século XV , desenhado por João Glama Ströberle . Pertenceu aos Condes de Miranda .
As suas cavalariças foram transformadas em 1762 no Teatro do Corpo da Guarda .Foi demolido em 1948 .

TEATRO CHALET
No lugar da antiga Feira dos Carneiros , situada onde agora funciona a Estação de Metro da Trindade .
A ultima apresentação realizou - se em 2 de Abril de 1899 , com a peça  "  A escravatura na América  " .

TEATRO DO CORPO DA GUARDA
Inaugurado a 15 de Maio de 1762 , localizado no Palácio do Conde de Miranda .
Foi o primeiro teatro lírico do país .
Teve como estreia a ópera de Pergolesi " Il Trascurato " cantada pela tenora italiana Giuntini .
Em 1798 foi substituído pelo Teatro do Príncipe .

TEATRO VASCO DA GAMA
Mandado construir por João Leite da Gama em 1887 .
No século XX serviu de sede ao Ginásio Clube da Foz .
Demolido em 1945 .

TORRE DA MARCA
No lugar onde terá existido um pinheiro que servia para orientação dos barcos que entravam na barra do Douro .
Quando a árvore caiu , D. João III mandou erguer uma torre em pedra que ficou a ser conhecida como Torre da Marca .
Na altura do Cerco do Porto , aqui foi colocada uma bateria Liberal , que foi conjuntamente com a Torre da Marca , atingida e destruída , por balas de canhão do exército Miguelista .

VAGÕES DE CARVÃO DE CABO AÉREO
Vagões suspensos num cabo aéreo , com nove quilómetros de extensão ,que faziam o transporte de carvão da Companhia das Minas de São Pedro da Cova para o Monte Aventino .
As minas foram encerradas em 1970 .

VALE DE DONAS
Entre as Ruas das Fontainhas e do Sol .
Aqui estavam os Antigos Matadouros e a Quinta das Fontainhas .

VELÓDROMO MARIA AMÉLIA ( 1895 – 1932 )
Aquando das Comemorações Henriquinas de 1894 , o rei D. Carlos doou à associação do Velo Club do Porto um terreno nas traseiras do Paço Real , o palácio dos Carrancas ( actual Museu Soares dos Reis ) para construção de um velódromo . D. Carlos foi nomeado presidente honorário do Velo Club e o novo equipamento desportivo tomou o nome da rainha , Maria Amélia . A pista tinha 333 , 33 metros de perímetro , com duas rectas paralelas que se uniam no topo , através de curvas com a respectiva sobrelevação . No interior da pista encontravam -se dois campos de ténis . O acesso era feito por um grande portão , ainda existente , na rua do Pombal ( hoje, de Adolfo Casais Monteiro ) . O velódromo Maria Amélia acolheu muitas corridas , como foi o caso da primeira corrida motorizada realizada em Portugal . No entanto , o ciclismo em pista começou a perder apoiantes nos inícios do século  XX .
O velódromo acabou por encerrar definitivamente em 1932 quando o antigo Paço Real , propriedade pessoal do deposto rei D. Manuel II , passou para a Misericórdia do Porto . O espaço do antigo velódromo está hoje integrado no jardim do Museu Nacional Soares dos Reis , tendo sido requalificado pelo arquitecto Fernando Távora já no início do século XXI , recuperando - se parte da estrutura original da pista .

VIELA DA POLÉ
Ligava a Praça Nova à rua do Almada .
Fechada entre 1917 e 1918 para no seu lugar se erguer a nova delegação do Banco de Portugal .

Sem comentários:

Enviar um comentário