sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Invasões Bárbaras, os Suevos

Os suevos seriam uma confederação de tribos , que usavam tranças no cabelo , atadas por um nó para se distinguirem dos germanos e realçarem a diferença entre tribos livres e tribos escravas .
Estes povos tinham o culto ao Deus Tiwaz - Ziu , também conhecido por Tyr , o deus do combate , do céu , da luz e dos juramentos , sendo por isso o seu símbolo uma lança , que representa a justiça ( Tyr , filho de Hymir , é normalmente representado por um homem sem a mão direita , pelo facto de a ter perdido na altura em que a colocou na boca do deus - lobo Fenrir ) .
Com as invasões bárbaras ( Barbaroi , termo que designava todo aquele que não falava grego ) e o fim do domínio romano no ano de 409 , Alanos , Vândalos , Godos e Suevos , atravessam a Península Ibérica entre 28 de Setembro e 12 de Outubro de 409 , e , dividem entre si , por sorteio ( chamado de " Sorte Gotica " ) , o território conquistado , cabendo aos Suevos ( que seriam perto de 30000 ) , a Galécia , na qual se incluía a província de Minius ( Minho ) , até ao Durius ( Douro ) , estendendo-se ate ao Tejo , abaixo destes ficaram os Visigodos e os Alanos que ocupam a Lusitânia.
O rei Hermenerico terá assinado um “ foedus “ , com Honório “ , imperador romano , que nesse lhe concedia a independência de Roma . Assim os suevos teriam um reino , o " regnum suevorum ", ou " regnum galliciense " .
Os Alanos conquistam o território dos Suevos até onde hoje se situa o Porto , não conseguindo porém conquistar a cidade , sendo depois expulsos pelos suevos apoiados pelos romanos .
O rei suevo Hermenerico ( Nome composto correspondente ao proto - germánico “ Ermenirikaz “ , que significa “ Grande Rei “ . Ermenaz ' grande ' e rikaz " poderoso, rico ' ) , manda extender os muros do castelo , que havia fundado no morro da Pena Ventosa ( Pena Ventosa ou Monte dos Vendavais é um morro em granito , com 78 m de altura máxima , cujos declives se dirigem para o Rio Douro e para o Rio da Vila , é actualmente o lugar da Sé e foi também conhecido por " Morro da Cividade " ) , e constrói casas para as suas tropas .

417 - O estatuto de " civitas " ( cidade ) é dado ao burgo do Porto, por Hermenerico Rei dos Suevos .

450 - durante o reinado Suevo na Calécia , Idácio de Chaves , bispo hispano - romano , mencionava por escrito o nome Portucale em relação a um território a norte do rio Douro .
A " Cerca Sueva "

456 - O imperador Ávito envia para a Galécia , um enorme exército comandado pelo rei visigodo Teodorico II , para combater os suevos .  Suevos e visigodos combatem a 5 de Outubro perto do rio Órbigo .
Os suevos são derrotados e fogem . Na sua perseguição os visigodos , conquistam Braga , a 28 de Outubro .
Em Dezembro , Requiário é capturado e morto no Porto . Após a derrota contra os Visigodos , o reino suevo passou a ser governado simultaneamente por Frantano e Agiulfo , desde 456  até 457 , ano em que Maldras reunificou o Reino .

Junho de 457 - Agiulfo é morto em Portucale . No entanto , o reino suevo foi dividido entre Frumário e pelo filho de Maldras , Remismundo .

468 - os Suevos destroem as muralhas de Conímbriga , pilham e tornam a população escrava .

469 – Os suevos tomam Lisboa .

O reino Suevo adopta o culto do Arianismo , ou doutrina Ariana , proclamada por “ Arius de Alexandria “ , e , que era caracterizada por distinguir o Cristo – Filho e o Deus – Pai .

Remismundo morre em 469 , e desde essa altura até 550 entra – se na época , considerada das “ trevas “. Desta época o único documento escrito conhecido , é uma inscrição encontrada em Portugal , sobre a fundação de uma igreja por uma freira em 535 , onde , é referido o " sereníssimo rei Veremundo ( Mundo Verdadeiro ) .

1 de Janeiro de 569 - No Concilio de Lugo , dedicado à organização administrativa e eclesiástica do reino , a cidade toma o nome de " Cale Castrum novum " .
O  reino foi dividido em duas províncias eclesiásticas , Braga e Lugo , e em treze Sés Episcopais , as quais , Iria Flavia , Britónia , Astorga , Ourense e Tui eram dependentes de Lugo e Dume , Porto , Viseu , Lamego , Coimbra e Idanha - a -Velha dependentes de Braga .
A Sé do Porto fica no entanto sediada em Magneto , actual freguesia de Meinedo do concelho de Lousada .

559 - FUNDAÇÃO DA IGREJA DE CEDOFEITA
O rei suevo Teodemiro tendo o seu filho Ariamiro , enfermo , mandou os seus emissários a S. Martinho de Tours com ouro e prata como ofertas para cura deste . Como a sua fé era grande , mandou construir uma igreja , com tal empenho , que quando os seus emissários retornaram , já esta estava construída , e daí a frase " Cito facta " que significa " cedo feita " . Na lenda consta também de que o rei e seu filho aqui foram baptizados .

Igreja Românica de Cedofeita - fundada pelos suevos
A última referência conhecida sobre os Suevos como povo é um códice espanhol do século X : “ hanc arbor romani pruni vocant, spani nixum , uuandali et goti et suebi et celtiberi ceruleum dicunt ” .

572 - " Viator " ( " homo viator " do latín , viajante ou peregrino ) é nomeado como primeiro bispo residente da Diocese do Porto , no II Concílio de Braga presidido por São Martinho de Dume .

438 - Hermenerico negoceia a paz com os povos Galaicos .

Sem comentários:

Enviar um comentário