domingo, 29 de janeiro de 2017

História da Cidade do Porto - Século XIX

AS INVASÕES FRANCESAS - A GUERRA PENINSULAR

1807 - Portugal é invadido pelas tropas francesas que o fazem mais duas vezes em anos seguintes . A corte portuguesa parte para o Brasil e a capital é transferida para o Rio de Janeiro até 1821 .

1808 - Pela noite , o Senado reúne - se na Câmara para deliberar que no dia seguinte a bandeira seria levantada e D. João Proclamado rei .
A revolta não acontece , devido a um acto traidor do Brigadeiro Luís Oliveira Costa , governador das Armas , embora no Castelo da Foz , aconteçam salvas de artilharia e vivas ao rei pelo sargento - mor Raimundo J. Pinheiro , seu governador .

10 de Setembro de 1808 - É criado o Corpo de Cavalaria da Polícia do Porto .

18 de Março de 1809 - a artilharia de Mariz Sarmento , com 4oo homens , militares e civis , instala - se no Quartel de Santo Ovídio .
Um grupo de oficiais reúne - se à noite na Câmara e é organizado um governo provisório .

19 de Março de 1809 - A Junta Provisória do Governo Supremo , liderada pelo bispo , sai à rua com a bandeira real , aclamando D. João . O brigadeiro Luís Oliveira Costa foge , porém é morto pelo povo
Desastre da Ponte das Barcas

O marechal Soult acampa em São Mamede de Infesta .
Na defesa da cidade , 24 000 homens dos quais apenas 4 366 pertenciam à tropa de linha , são comandados pelo Bispo Frei António Castro .
Nas trincheiras são colocados , de Campanhã até ao Castelo do Queijo , 200 canhões .

27 e 28 de Março - Soult tenta negociar a rendição , um dos seus emissários , o general Foy , é preso e quase morto .

29 de Março - Os Franceses conquistam a Prelada , Aguardente e Monte Pedral , perante a carga dos franceses , o povo foge na direcção da Ribeira , tenta atravessar o rio pela ponte das Barcas , mas esta cede e milhares de portuenses morrem afogados . A cidade é saqueada .
Monumento à vitória
na Guerra Peninsular
Este acontecimento ficou registado como " O desastre da Ponte das Barcas " e é recordado , através de um memorial , colocado onde o desastre aconteceu , projectado por Souto Moura .

12 de Maio de 1809 - As tropas de Wellington atravessam o Rio douro e entram na cidade conduzidos pelo cidadão portuense João Ribeiro Viana . As tropas do marechal Soult são batidas , e, retiram para Espanha .

13 de Maio de 1813 - O escudo das armas do Município é alterado por Carta Régia .

22 de Janeiro de 1818 - na cidade do Porto , é criado o "Sinédrio " ( associação de liberais portuenses liderados por Manuel Fernandes Tomás ) , com a intenção de expulsar os ingleses e fazer retornar D. João VI a Portugal .

24 de Agosto de 1820 - Na ausência do marechal Beresford , que para se avistar com D. João VI havia viajado para o Brasil . acontece uma revolução na cidade do Porto , organizada pelo grupo " Sinédrio " , onde se implanta o Liberalismo .
Este movimento consegue a adesão de Lisboa, onde é instaurada a " Junta Provisional do Conselho do Reino ", e Beresford e o regime absolutista são depostos.


O CERCO DO PORTO
Julho de 1832 / Agosto de 1833

Em 1826 , D. Pedro IV , outorga a Carta Constitucional , os miguelistas lançam o país na guerra civil

Em 1828 , D. Miguel chega ao poder e o Porto revolta – se .

9 de Abril de 1829 - 1.ª sessão do julgamento de 26 réus , por traição ao governo Miguelista .

7 de Maio de 1829 - 10 condenados à morte , saem da Cadeia da Relação em direcção à Praça Nova , aí , onde duas forcas tinham sido montada , são executados , sendo um dos carrascos João Branco .
Os cadáveres foram enterrados no adro dos enforcados , actual Rua da Liberdade , e, as suas cabeças expostas nos patíbulos .

Obelisco da Praia de Pampelido
Lugar de desembarque de D. Pedro IV
16 de Junho de 1829 - saem da Cadeia da Relação os 4 condenados a açoites , nus até à cinta ; nas ruas são açoitados com pregão .

9 de Outubro de 1829 - mais dois condenados são torturados na Praça .

18 h 00 de 8 de Julho de 1832 -Desembarca no Mindelo , na Praia de Pampelido ( também chamada de Praia dos Ladrões , devido aos antigos ataques vikings ) , D. Pedro e o exército libertador composto de 4500 portugueses e 3 000 mercenários estrangeiros .

9 de Julho - D. Pedro entra na cidade do Porto , e  manda fortificar a cidade .

10 de Julho de 1832 - As tropas Miguelistas cercam a cidade , na tentativa de obrigar o Porto a render-se pela fome .
Defendida por um corpo de 8 000 homens do exército liberal, a cidade foi cercada por cerca de 80.000 soldados.
A defesa da cidade , consistiu num sistema de fortificações :
as " linhas " – parapeitos , trincheiras e fossos , guarnecidos por estacadas , foram inicialmente colocadas desde a Quinta da China até ao Bicalho , passando pelo Padrão de Campanhã , Lomba , Bonfim , Póvoa de Cima , Aguardente , Monte Pedral , Carvalhido e Bom Sucesso . Posteriormente foram ampliadas do Carvalhido por Francos , Van Zeller e Pasteleira até à Senhora da Luz .
Fora das linhas foram construídas batarias e fortes :
O Forte da Ervilha ( já utilizado em 1809 como Linha de Defesa contra os franceses ) , o forte do Monte do Crasto e o forte de Serralves .
O almirante liberal inglês George Rose Sartorius manda os seus barcos entrar na barra do Rio Douro e ripostar ao fogo Miguelista . A divisão do tenente - coronel João Schwalbach atravessa o rio e ocupa a Serra do Pilar , em Gaia . Os Miguelistas retiram até Oliveira de Azeméis .

18 de Julho - primeiro ataque dos Miguelistas , contudo sem êxito .

23 de Julho - o combate de Penafiel , onde os liberais dizimam as forças miguelistas e regressam ao Porto .

24 de Julho - Os liberais atacam Valongo , mas junto à Ponte de Ferreira caem numa emboscada e recuam até Rio Tinto .

27 de Julho - Combate ao sul de Grijó . As tropas miguelistas iniciam o cerco à cidade .

8 de Setembro - os realistas atacam a Serra do Pilar , que é defendida pelos voluntários conhecidos por " os polacos " .

9 de Setembro - os miguelistas começam o bombardeamento à cidade do Porto .

16 de Setembro - os liberais sob o comando do coronel Pacheco atacam os miguelistas instalados no Covelo , e , ficam com o domínio do Morro das Antas .
A Quinta da Boa - Vista e a sua capela são incendiadas e destruídas .

29 de Setembro - os miguelistas entram na cidade por Campanhã e conseguem avançar até à Rua do Prado , que pela maneira como foi defendida passou a chamar- se de Rua do Heroísmo .

13 e 14 de Outubro - D. Miguel desloca - se para o Porto acompanhado de um canhão baptizado com o nome de " mata-malhados " , mas as suas forças são repelidas na Serra do Pilar .

1 de Novembro - D. Miguel estabelece o seu quartel-general em Braga .

11 de Novembro - os miguelistas bombardeiam a cidade até ao princípio da noite de dia 12 , aniversário de D. Pedro .

17 de Novembro de 1832 - combates no lugar da Cruz das Regateiras .

1 de Janeiro de 1833 - o general Solignac desembarca na cidade . As suas tropas infectadas pela pesta " cholera morbus " propagam
uma epidemia desta aos habitantes da cidade .

8 de Janeiro de 1833 - baterias liberais instalam - se no Cabedelo .

A peste , a fome e a guerra dizimam os habitantes da cidade .

28 de Janeiro de 1833 - o general Saldanha chega ao Porto .

Março de 1833 - D. Pedro manda levantar uma trincheira no Monte das Antas .

4 de Abril - O escudo de Armas da cidade é alterado por Carta Régia .

9 de Abril - as tropas liberais atacam e conquistam o Covelo .

5 de Julho - violentos combates nas Antas e em frente à Quinta da China . O exército miguelista sofre numerosas baixas .

25 de Julho - Ataque das tropas miguelistas , ao qual o general Saldanha , apenas com 20 lanceiros comandou uma carga que o veio a tornar famoso . Este episódio ficou famoso pelo facto de D. Miguel , a seguir o combate do alto do Monte de S. Gens , ter atirado o óculo que empunhava ao chão , irritado com a derrota .

9 de Agosto - D. Miguel e o seu Estado - Maior retiram para Sul .

18 de Agosto - vitória de Saldanha que obriga os miguelistas a levantar o cerco a norte e a leste da cidade . Porém antes de retirar os miguelistas incendeiam os armazéns de vinhos do Porto em Gaia , 17374 pipas de vinho e 533 pipas de aguardente são destruídas . O prejuízo foi avaliado em mais de 2500 contos de réis .

20 de Agosto - é declarada a vitória dos liberais . Esta vitória é conseguida , muito por força do apoio que a cidade do Porto lhe prestou . Aqui combateram pelos liberais Almeida Garrett e Alexandre Herculano. entre outros .
Em Lisboa , na noite da vitória , D. pedro IV , foi vaiado no teatro de S. Carlos . Estando doente , e com o desgosto , retira - se para o palácio de Queluz a 24 de Setembro de 1834 , onde faleceu a 24 de Outubro de 1834 .
Antes de falecer , pede a sua esposa que o Porto fosse o túmulo do seu coração , que assim foi colocado na Igreja da Lapa .

“ … Eu me felicito a mim mesmo por me ver no teatro da minha glória , no meio dos meus amigos Portuenses , daquelles a quem devo , pelos auxílios que me prestaram durante o memorável sítio , o nome que adquiri , e que , honrado , deixarei em herança aos meus filhos . Porto , 27 de Julho de 1834 . Ass . )
D. Pedro Duque de Bragança . ”

O seu coração chega ao Porto a 5 de Fevereiro de 1835 , na cidade , durante o cortejo fúnebre pelas ruas do porto todos choravam a morte do " Pai " , pois o povo portuense o amava como tal , de tal maneira que o poeta Guillherme Braga declamou o seguinte verso ao Rei D. Luís no teatro d. João :

“ Pai lhe chamava este povo / Que a mais que a pai lhe queria! /
Benévolo o herói sorria / dum tal nome á distância/ e memorando
esse título . / Ao bater à hora suprema / deixou à filha – o diadema / e
aos seus filhos – o coração . ”

O “ Cerco do Porto “ foi apelidado por Almeida Garrett , como o período durante o qual “ o Portugal velho acaba e o novo começa ” .


1834 - abolição da legislação restritiva do comércio do Vinho do Porto . Fundação da Associação Comercial do Porto .

1835 - Primeiro banco portuense , o Banco Comercial do Porto .
É fundada a Real Associação Portuense dos Artistas de Pintura , Escultura e Arquitectura ou Amigos das Artes , a primeira em Portugal .

1836 – Lordelo , Foz e Campanhã são anexadas ao Porto . É criado o Conservatório de Artes e Ofícios

14 de Janeiro de 1837 - O escudo das armas do Município é alterado por Carta Régia , que também dá o titulo de Ducado ao Porto .

1837 - Paranhos é  integrada no Porto .

14 de Novembro de 1839 - Nasce na cidade do Porto , na Rua do Reguinho , Joaquim Guilherme Gomes Coelho ( escritor de transição entre o romantismo e o realismo que usou o pseudónimo de Júlio Dinis ) .

A REVOLTA DA PATULEIA

12 de Julho de 1837 -  dá- se a " Revolta dos Marechais " . Conflito entre Cartistas e Setembristas , liderado pelos marechais Saldanha e Terceira , que tinha como objectivo a restauração da Carta Constitucional e o derrube do governo .

1841 - Criação da freguesia do Bonfim .

Após o decreto de 28 de Setembro de 1844 que proibia os enterros nas igrejas e impunha o depósito dos restos mortais dos falecidos em cemitérios construídos em campo aberto , acontece a chamada " Revolução da Maria da Fonte " .

5 e 6 de Outubro de 1846 - em conivência com a Rainha Dª Amélia , Costa Cabral anula a data das eleições , marcadas para 9 de Outubro , ao que se chamou de " Emboscada " .
Na cidade do Porto , a revolta é enérgica . O duque da Terceira , encarregue pela rainha de parar a revolta , é preso e expulso da cidade , e é instituída a Junta Governativa do Porto , que teve como presidente Francisco Xavier da Silva Pereira , 1.º conde das Antas .
Esta Junta jura obediência à Rainha , mas a sua política foi sempre antagónica a esta .

4 de Novembro de 1846 - as forças da Junta do Porto ocupam Santarém .

22 de Dezembro - o brigadeiro José Lúcio Travassos Valdez , o 1.º conde do Bonfim é derrotado pelo marechal Saldanha , numa batalha onde o general Mouzinho de Albuquerque morre .

10 de Janeiro - o marechal Saldanha e a Junta do Porto selam um acordo de paz .
D. Maria II , pede a intervenção da Espanha , da França e da Grã – Bretanha , ao abrigo da Quádrupla Aliança , para acabar com a revolução .

25 de Maio uma esquadra inglesa bloqueia o Douro e aprisiona no alto - mar os navios que transportavam a divisão patuleia rumo à Península de Setúbal comandada pelo conde das Antas .

1 de Junho a Junta do Porto declara aceitar o armistício devido à intervenção estrangeira .
Uma divisão espanhola entra no Porto a 3 de Junho e ocupa a cidade , e forças inglesas ocupam o Forte de São João da Foz .

A Revolta da Patuleia é finalizada na Convenção de Gramido , assinada a 29 de Junho de 1847 , na Casa Branca no lugar de Gramido , em Valbom , Gondomar .


Naufrágio do Vapor Duque do Porto
Azulejos da Estação de Socorro a Náufragos
1 de Maio de 1851 - após várias perseguições aos vencidos , nova revolta acontece , liderada por Fontes Pereira de Melo , é a " Regeneração " , que põe termo ao governo de Costa Cabral .

29 de Março de 1852 - O vapor " Duque do Porto " embate contra a " pedra da Forcada " e naufraga nas águas do Douro .
Dos 37 passageiros e 29 tripulantes que se encontravam a bordo , apenas três sobreviveram .

29 de Abril , um mês depois da catástrofe , a rainha D. Maria II visitou a cidade do Porto , acompanhada por D. Fernando e pelos príncipes D. Pedro e D. Luís , com o intuito de apresentar condolências à cidade .

1854 - Fundado o jornal diário “ O Comércio do Porto ” .

1855 - é inaugurada a iluminação pública .

1856 - a Febre Amarela chega ao Porto , causando a morte a grande número de população .

1860 - Grande cheia do Rio Douro .

1865 - inauguração do Palácio de Cristal pelo Rei D. Luís I , com a Exposição Internacional do Porto .

1 de Janeiro de 1868 - A REVOLTA DA JANEIRINHA
Na cidade do Porto acontece uma grande manifestação que põe termo ao poder da " Regeneração " .

1868 - É fundado o jornal diário “ O Primeiro de Janeiro ” .

23 de Julho de 1868 - o Jornal " Comércio do Porto " , menciona que durante as obras de quebramento dos rochedos da barra do Douro , se encontrou uma estátua de granito junto à Cruz de Ferro , na Foz do Douro .

1869 - É criado o título de visconde de Cedofeita .

1 de novembro de 1869 – Sobre o trabalho da Companhia do Gás, o jornal “Comércio do Porto” noticia que o inspetor da iluminação conta 1394 lampiões na cidade, 94 na Foz e em Lordelo.

18 de novembro de 1870 – 1.º n.º do jornal diário “O Progresso do Porto”, que terminaria em 21 de março de 1871.

1872 - é inaugurado o transporte de tracção animal sobre carris , conhecido por " o americano " .

1875 -  na estação de Campanhã, são inauguradas as ligações ferroviárias até Nine ( linha do Minho ) e até Penafiel ( linha do Douro ) assim como a ligação Boavista - Póvoa de Varzim .
Desabamento de terras dos Guindais
Desenho " ao vivo " de Soares dos Reis

6 de Maio de 1878 -  a Cidade do Porto é confirmada como Capital distrital , pelo código administrativo , só abrangendo porém , 18 concelhos e 378 freguesias .
Em Novembro de 1878 o Porto torna- se na cidade que elege o primeiro deputado republicano do país , Rodrigues de Freitas .

13 de Setembro de 1881 - o Papa Leão XIII , pela " Bula Gravissima Christi Ecclesiam regendi et gubernandi munus " traça os limites da Diocese a norte .

27 de Janeiro de 1879 - a escarpa dos Guindais desabou . ( Guindais : o nome tem origem em " Galinda " , que significa " Terra de Galindo " . Os galindos foram povos germânicos que se deslocaram para a Península Ibérica na altura das ocupações dos godos . ) .
Todas as habitações do lugar foram desfeitas no desabamento , logo de seguida um incêndio deflagrou . Uma embarcação foi desfeita pelo impacto de um penedo que rolou pela encosta .
A Ponte D. Maria II e a Ponte Luís I foram abaladas pela onda de choque da derrocada .

1881 - Criação dos Albergues Nocturnos .

27 de Julho de 1884 - Lançada a primeira pedra para a construção do Porto de Matosinhos .

1887 -  começa o abastecimento de água ao domicílio .

1888 - Fundado o jornal “ Jornal de Notícias ” .

17 de Outubro de 1890 - Grande manifestação estudantil , percorre as ruas com vivas ao Exército e morras à Monarquia e à Inglaterra .
A Guarda Municipal avança , e, actos de grande violência acontecem na Cordoaria e na Praça Nova .

A REVOLTA DE 31 DE JANEIRO DE 1891
31 de janeiro de 1891 - acontece uma revolta na cidade do Porto , contra a monarquia .
Os revoltosos , que cantavam " A Portuguesa " , tomaram os Paços do Concelho e hastearam uma bandeira vermelha e verde .
A revolta foi controlada , os intervenientes julgados e " A Portuguesa " proibida .

1892 - Planta Topográfica da cidade levantada por Telles Ferreira .

28 de Setembro  de 1893 - o Futebol Clube do Porto é fundado por António Nicolau de Almeida .

COMEMORAÇÕES HENRIQUINAS DE 1894
Celebração dos 500 anos do nascimento do Infante D. Henrique
Programa das festas :

1 de Março
Chegada da família real , D. Carlos e Dª Amélia , à Cidade do Porto .
Discurso da conferência Inaugural escrito por Joaquim Pedro Aires de Oliveira Martins :
"  ...se um Henrique foi o fundador desta nação , outro Henrique vem , três séculos depois , abrir - lhe as portas da imortalidade " .

2 de Março
Exposição Insular e Colonial no Palácio de Cristal inaugurada pelo Rei D. Carlos
Banquete dos Municípios
Cortejo Cívico
Cortejo Fluvial

4 de Março
Inauguração do monumento ao Infante

Hino do Centenário do Infante :
Poesia de Henrique Lopes de Mendonça , música de Alfredo Keil

Salvé ! tu , Lavrador do infinito
Que rasgando Oceanos profundos
Da ciência c' o germen bendito
Levantaste a seara dos mundos

Bendiz tua memória
A Pátria ocidental
E solta a voz da História
Hosanna triunfal
Glória ! Glória ! a Portugal .

1895 - Integração no concelho das freguesias de Aldoar , Nevogilde e Ramalde . É inaugurada a Estrada da Circunvalação . A cidade do Porto torna- se na primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a possuir uma linha de carros eléctricos . O Porto de Leixões é aberto à navegação.

17 de novembro de 1895 – Último n.º publicado do jornal humorístico “O Vergalho”, do Porto, de Abílio de Brito, tendo começado a publicação em 17 de agosto do mesmo ano.

12 Novembro de 1896 - Exibição no Teatro do Príncipe Real do Porto , do filme " A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança " , do realizador portuense Aurélio Paz dos Reis , réplica do primeiro filme da história do cinema .

Por esta ser a primeira exibição de filmes em Portugal , a cidade do Porto fica com o título de “ berço do Cinema Português " .

1899 - a cidade é assolada pela peste bubónica .

Sem comentários:

Enviar um comentário